Milho no Monjolo – 19 de agosto de 2022

Uma nova abordagem 

A Guerra do Contestado em Pauta na Educação em União da Vitória (PR) e Porto União (SC). Lançado recentemente pelo artista plástico Irineu Caznok e sua filha professora Bruna Maria Caznok, o Projeto “Conflito do Contestado: Uma Nova Abordagem”, tem como objetivo a ressignificação de como ocorreu esse período em nossas cidades de União da Vitória e Porto União e regionalmente… Ou melhor, apresentar o Conflito e suas nuances por diferentes olhares e perspectivas visando aos estudantes o exercício da cidadania ativa e crítica. Produzindo, por fim, atividades de textos, desenhos e materiais artísticos sobre o Contestado, que mostrarão a paisagem histórica e geográfica das nossas cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC) e serão expostas e premiadas durante a Semana do Contestado. Anotação: Este Colunista é uma das referências nominadas no Projeto.


Honrarias 1

O Decreto nº 735, do dia 02 de agosto de 2022, concede o Título de Cidadão Honorário de Porto União, Santa Catarina, ao Senhor João Darcy Ruggeri, advogado e escritor. Nascido no dia 28 de julho de 1925, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul é autor dos livros “Eles & Eu – Máximas e Pensamentos” (4 volumes), “A Maçonaria e A Família”, “A Independência do Brasil e A Maçonaria”, entre outros e da palestra “Memórias Sobre a Fundação da Rádio Colmeia em Porto União, Santa Catarina”. É membro da Academia de Cultura de Curitiba (ACCur), Academia Precursora da Expressão (ACUPRE) e da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). O Projeto de Decreto no 010, de 29 de julho de 2022 concede a mesma honraria ao Senhor Antônio Hugen Godoi, radialista, jornalista e advogado. Nascido no dia 18 de agosto de 1958, em São Joaquim, Santa Catarina, é autor dos livros “Em Cima do Lance”, “Porto, Doce Porto”, “Guardião de Ráios”, “O Rádio no Coração”, “Rádio-Jornalismo Guerreiro”, entre outros.


Honrarias 2 

Além da memorialista Therezinha Leony Wolff, outras personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Benemérito e de Cidadã Benemérita porquanto nasceram em Porto União, Santa Catarina, a saber: o médico Ayrton Rodrigues Martins (Projeto de Decreto no 007, do dia 29 de julho de 2022) e a médica Maria Cristina Metzler (Projeto de Decreto no 012, do dia 01 de agosto de 2022). Nota: A entrega dos Títulos ocorre no dia 09 de setembro próximo, no +Clube 25 de Julho, em Porto União, Santa Catarina.

milho no monjolo

Voltar para matérias