Milho no Monjolo – 20 de janeiro de 2023

Mais uma etapa

Ano de 2023. Depois de uma breve e necessária ausência, a Coluna Milho no Monjolo começa mais uma etapa da anotação da nossa História Local, com atos e fatos que destacam a nossa gente e as nossas coisas… pequenas crônicas, pequenas biografias, obituários e variadas conquistas. Saúde, paz e bem para os leitores e as leitoras, para os amigos e as amigas, o resto a gente corre atrás.


“A história do Xixo”

O professor aposentado e escritor Euclides Riquetti, nascido em Capinzal, Santa Catarina e ex-aluno da nossa antiga FAFI, atualmente UNESPAR, publicou na INTERNET o texto “A História do Xixo”, um importante depoimento sobre a nossa História Local. Esse texto corrobora o texto “O Xixo” deste Colunista. Atualmente o professor se dedica à carreira de historiador, com dois livros lançados.


Lançamento 

Dezenove membros da Academia Paranaense de Letras (APL) lançaram no domingo, dia 11 do mês passado, pela manhã, o primeiro livro publicado pelas Edições “Belvedere”, da própria APL. O livro traz crônicas de acadêmicos, que estiveram presentes em bom número na Tenda das Letras, montada ao lado da sede da APL, no Palácio Belvedere (Alto do São Francisco) – Adélia Maria Woellner, Etel Frota, Marta Morais da Costa, Antônio Carlos Carneiro Neto, Dante Mendonça, Ernani Buchmann, Fernando Severo, Nilson Monteiro e Paulo Vitola, entre outros.


Outro livro 

Depois do “50 Anos de Medicina – Crônicas”, o bom amigo e médico Jaber Farah acaba de publicar outro livro. Trata-se do livro “Debaixo do Parreiral – História da Família Farah em Porto União – SC”, com o selo Edição do Autor. Nas últimas páginas mostra poesias da advogada e Serventuária da Justiça, Dehni Farah Olinger. No final do mês passado, terça-feira, dia 20, brindounos com um exemplar a velha amiga e médica Salime Farah. Agradecemos!


Escreve o leitor 

“Lindeza essas variedades do Odilon. Maravilhoso o envio semanal a “este servo do que é bom’! Ari Martendal”. Nota: Mensagem via e-mail datado do dia 25 do mês passado.


Mais dois livros 

Na última segunda-feira, dia 09, a Biblioteca deste Colunista foi enriquecida com mais dois livros. São eles: 1. “Opúsculo – O Articulismo Cultural de Enéas Athanázio”, de Guilherme Queiroz de Macedo. 2. “Blumenau Em Cadernos”, Edição de Nov/Dez 2022, com destaque para o texto “Autores Catarinenses: Calmon de Outrora”, do velho amigo e escritor Enéas Athanázio, que brindou-me com os dois exemplares. Agradeço a gentileza!


90 anos 

Fundado no ano de 1933 pelos reverendos metodistas Daniel Landers Bett e Herbest Gorsuch, o Grupo Escoteiro Iguaçu, de Porto União, Santa Cataria, completa, no mês de fevereiro próximo, 90 anos de profícua e valiosa existência em favor das nossas crianças e adolescentes. Nota: Em anos passados, este Colunista fez parte da Diretoria deste r. Grupo Escoteiro Iguaçu.


A última

A Coluna de hoje é dedicada à velha amiga e jornalista Wannessa Stenzel que assina a valorosa Seção “Por Onde Anda…” nas páginas deste Jornal O Comércio. Os inúmeros leitores e este Colunista reclamam e aguardam o seu retorno.

milho no monjolo

Voltar para matérias