Milho no Monjolo – 24 de fevereiro de 2023

Escritores e não escritores

A Coluna Milho no Monjolo anota os escritores que não ingressaram na Academia Brasileira de Letras (ABL). Entre eles: Afonso Henriques de Lima Barreto, Bento Renato Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Gilberto de Mello Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio da Silva Prado Júnior, Graciliano Ramos de Oliveira, Cecília Benevides de Carvalho Meireles, Clarice Lispector (Chaya Pinkhasivna Lispector), Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, Erico Lopes Verissimo, Mário de Miranda Quintana, os paranaenses Dalton Jérson Trevisan e Paulo Leminski Filho, Jorge de Lima e Gerardo Majella Melo Mourão (indicados ao Prêmio Nobel de Literatura) António Cândido de Mello e Sousa, Waldomiro Freitas Autran Dourado, José Rubem Fonseca e Raduan Nassar. Anota ainda os não escritores que foram admitidos na ABL: Getúlio Dornelles Vargas, Aurélio de Lira Tavares, José Sarney de Araújo Costa (José Ribamar Ferreira de Araújo Costa), Fernando Henrique Cardoso, Marco Antônio de Oliveira Maciel, o catarinense Lauro Severiano Müller, Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy, Alberto Santos Dumont, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, Roberto Pisani Marinho e Merval Soares Pereira.


Escreve a leitora 

Sobre o inesquecível escritor e poeta Affonso Reis Teixeira Filho: “Boa noite Dr. Lindo resumo. Li o livro “União da Vitória, Meu Amor”. Que livro mais lindo, que sensibilidade desse homem! Ele deveria ser mais citado. Realmente um grande escritor com muita sabedoria e uma incrível capacidade de contemplar e traduzir esse sentimento. Muito obrigada pela sua contribuição. Grande abraço da sua sempre fã. Izabel Calliari”. Nota: Mensagem via e-mail datado do dia 08 deste mês.


A última

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Seccional do Paraná (AJEB-PR) foi fundada em 08 de abril de 1970, na cidade de Curitiba, Paraná, pela valorosa professora, jornalista e escritora Hellê Velloso Fernandes (Curitiba-PR 1925-2008). Mantém Coordenadorias em vários Estados do Brasil com a mesma finalidade: estimular a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil, promovendo o intercâmbio do conhecimento, estimulando o pensamento e a produção literária. Nos meios acadêmicos promove concursos e certames incentivando nos jovens o interesse pelos livros. Edita um Informativo periódico, a Literata Brasileira, e uma Antologia anual, que servem de tribuna e de divulgação de toda sorte de trabalhos literários e científicos produzidos por suas associadas e colaboradores de interesses afins. Atualmente é presidida pela competente jornalista e escritora Maria Teresa Marins Freire e indicada para a presidência da Academia de Letras do Brasil, Seccional do Paraná. Nota: A Aldair e este Colunista fazem parte da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Seccional do Paraná. A Aldair como Diretora para Assuntos Educacionais e este Colunista como Associado Honorário.

milho no monjolo

Voltar para matérias