Milho no Monjolo – 28 de outubro de 2022

APL na escola

Na semana passada, membros da Academia Paranaense de Letras (APL), a professora Marta Morais da Costa e o jornalista e escritor Nilson Monteiro falaram a estudantes durante a Semana Cultural do Colégio Positivo Boa Vista. O convite partiu do professor Tarsis Prado, coordenador das turmas colegiais. Marta Morais da Costa falou sobre “Livros, Leitura e Escrita nas Relações Humanas em Ambiente Pedagógico”. Nilson Monteiro abordou “Literatura, Autor e Escrita”. A experiência, segundo o professor Tarsis Prado, deve se repetir. Anotação: Vale lembrar que a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) desenvolve o projeto “A ALVI, a Arte e as Crianças”, coordenado pela acadêmica Leni Trentim Gaspari.


Escreve a leitora 

“Quanta notícia boa, história quase esquecida nos traz à lembrança na coluna Milho no Monjolo do nosso escritor e historiador Odilon Muncinelli. Aplausos ao espaço Tenda das Letras. Paulo Leminski sempre foi um marco na história da cultura. Parabéns à Alice Ruiz! Parabéns ao nobre colunista! Marli Terezinha Andrucho Boldori”. Nota: Mensagem via e-mail datado da última sexta-feira, dia 21.


Lançamento 

A segunda manhã de autógrafos na recém-inaugurada “Tenda das Letras” (uma iniciativa da Academia Paranaense de Letras e Arte&Letra) ocorreu no último domingo, dia 23, às 10 horas, na Praça João Cândido, ao lado do Palácio Belvedere. O advogado, jornalista e escritor Ernani Buchmann realizou o lançamento do livro “Copa 42 – O Simbólico Mundial Nazi-Fascista”. Na obra, o escritor gera uma fantasia escrita com a linguagem objetiva de um jornalista, misturando ficção e realidade para narrar os episódios que cercaram a realização daquela Copa do Mundo. A data de lançamento marcou o aniversário de alguém muito emblemático na bola do mundo – Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O Prefácio é assinado por Celso Unzelte, historiador do futebol, uma das figuras mais conhecidas da crônica esportiva nacional. Para Celso Unzelte, a proposta de Ernani Buchmann neste livro é “fascinante – mais, até que isso: irresistível. O mesmo homem que, só para ficar dentro de campo, já brindou a todos nós com outras pérolas, mas, dessa vez, ele foi longe demais. Longe mesmo, no tempo e no espaço”, avalia. O livro tem orelha assinada por Antônio Carlos Carneiro Neto para quem “o escritor Ernani Buchmann afiou os neurônios e com sua veia de notável ficcionista nos brindou com este livro extremamente criativo”, disse o conhecido jornalista e escritor, membro da Academia Paranaense de Letras, assim como Ernani Buchmann.


Pré-lançamento 

Na última terça-feira, dia 25, ocorreu o pré-lançamento do livro definitivo sobre a História do Pirata Zulmiro, no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, às 15 horas. “O Tesouro Pirata da Ilha da Trindade, a História Documentada do Maior Tesouro Pirata do Mundo”, escrito por Marcos Juliano Ofenbock, Diretor Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Fruto de 18 anos de pesquisas, o livro com 532 páginas apresenta todos os jornais que foram publicados sobre a história do tesouro pirata, desde 1885. Mais de 200 jornais transcritos do Reino Unido, EUA, Portugal, Oceania e Brasil, dezenas de desenhos, fotos, mapas e documentos inéditos que estavam guardados com os familiares. Com Prefácio do Cônsul Honorário do Reino Unido no Paraná Adam Patterson e Apresentação do Diretor de Patrimônio do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná Nelson Luiz Penteado Alves.

milho no monjolo

Voltar para matérias