P.I.B – A publicidade do interior do Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades) durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

PIB per capita é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes. É comumente usado como indicador de riqueza de um país, pois, a princípio, quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam, mas também é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, considerando que o indicador não considera o nível de desigualdade de renda.

Para o movimento do PIB, é necessário que os bens e serviços estejam em plena atividade, fazendo, assim, a roda da economia girar. E é aí que entra a indústria da publicidade, que faz com que as outras indústrias e os serviços acelerem o crescimento.

Segundo o IBGE, no período compreendido entre 2010 e 2018, o PIB do interior do Brasil cresceu uma média de 95%, enquanto nas regiões metropolitanas das capitais, cresceu, em média, 65%. Esses números são influenciados pelo avanço da tecnologia, considerando que 58% da população brasileira conectada à internet está fora das capitais e regiões metropolitanas.

Nesse contexto, convido vocês a olhar para um nicho da publicidade que entorta o eixo da propaganda: a publicidade do interior do Brasil. É essa publicidade que faz com que marcas e mercados tenham performances impressionantes.

A Quero-Quero, por exemplo, fundada em 15 de agosto de 1967, na cidade de Santo Cristo, no interior do estado do Rio Grande do Sul, nasceu como uma pequena empresa de comércio e representações, mas alcançou notório e admirável crescimento.

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A marca, que já tinha alcança do sucesso no segmento varejista com a venda de produtos de materiais de construção, eletrodomésticos e móveis – contemplando grande parte das necessidades dos clientes no segmento de casa e construção -, passou a também administrar cartões de crédito VerdeCard, além de ofertar diversificada carteira de serviços financeiros, que incrementam e trazem a solução completa para seus clientes.

Atualmente, encontra-se em plena expansão pelo país, com mais de 460 lojas distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de três centros de distribuição. É praticamente uma Leroy Merlin em cada cidadezinha, mas com o sotaque e o carisma de cada praça.

E qual o segredo desse crescimento de sucesso? Além de outros fatores também importantes, as lojas Quero-Quero têm sua marca ativa através da publicidade no Brasil do interior, usando muito o meio rádio como canal de ligação com os clientes. Isso explica por que a varejista cresce a cada ano, gerando riqueza nas comunidades locais e ótima performance para seus acionistas, pois é uma empresa listada na bolsa desde 2020.

A Savegnano, por sua vez, é outro case de sucesso regional. A empresa supermercadista nasceu na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo e, em 2022, completará 46 anos. Está presente em 17 cidades do estado, impactando cerca de 5,5 milhões de habitantes e gerando cerca de 10 mil postos de trabalho diretos em suas 50 lojas, além de estar entre as 15 maiores redes de supermercados do Brasil. E como atingiu essa expansão? Marca do interior, publicidade no interior.

E se o dinheiro cresce no interior, a Cresol está lá para atender essa demanda. No dia 24 de junho de 1995, no interior do Paraná, nasceu a Cresol Sistema Cooperativo, que se desafiou a ser e fazer a diferença, estando atualmente em destaque como uma das principais cooperativas de crédito do Brasil.

Com 26 anos de história, mais de 720 mil cooperados e 699 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas do país nesse ramo. Com foco no atendimento personalizado, a empresa fornece soluções financeiras para pessoas físicas, jurídicas e empreendimentos rurais. A prova de seu sucesso está nos números, pois encerrou o ano de 2021 com R$16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas.

Quando falamos da força do interior, precisamos olhar as empresas que, muitas vezes, são desconhecidas nas capitais, mas gigantes neste extenso Brasil. Esse paralelo entre a força publicitária local e o PIB da região vem se demonstrando uma realidade em diversas regiões do Brasil. Todas essas empresas, com crescimento acima da média, têm sedes no interior, mas operações nacionais, são grandes marcas construindo grandes mercados através da publicidade no interior do Brasil.

P.I.B - A publicidade do interior do Brasil

Leonardo Lazzarotto é CEO da Tailor Media. Foto: reprodução

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