Audiência pública sobre reforma da previdência dos servidores de União da Vitória é realizada

A Câmara de Vereadores de União da Vitória realizou na sexta-feira, 18, uma audiência pública a respeito da reforma da previdência dos servidores públicos do município. A intenção era proporcionar um debate entre os envolvidos no projeto para que pudessem apresentar suas avaliações.

Audiência pública sobre reforma da previdência dos servidores de União da Vitória é realizada

Sessão de audiência pública sobre reforma da previdência de União da Vitória. Foto: da assessoria

O vice-prefeito, Jairo Clivatti falou sobre a situação do Fundo Previdenciário do Município de União da Vitória (Fumprevi) e como a reforma é, em sua visão, necessária para garantir que o fundo seja viável. Segundo seu relato, desde meados do ano passado o fundo zerou seus caixas e, atualmente, 100% da contribuição dos funcionários ativos é usada para custear parte dos salários dos servidores aposentados.

O representante da empresa ABC Prev, que foi contratada para formatar a reforma da previdência em União da Vitória, lembrou que no caso do Fumprevi o município é o garantidor de última instância e, portanto, precisa garantir o pagamento das aposentadorias.

+ O Comércio Dieta vegetariana é mais fácil e saudável do que você imagina

Joel de Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Márcio Utzig, presidente do Sindicato do Magistério também utilizaram a tribuna. Ambos falaram em nome dos servidores públicos municipais e pediram para que aspectos da proposta fossem revisados, como a idade mínima de aposentadoria para servidores de áreas consideradas insalubres e a diminuição do sistema de pontos.

Para a advogada Amanda Tonial, que representa parte dos servidores da saúde, o grupo quer ser ouvido e está em busca de respostas, tanto sobre a real situação do fundo quanto sobre a proposta da reforma.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Todos os representantes tiveram a oportunidade de fazer suas exposições por 15 minutos e, em seguida, puderam comentar sobre o exposto em tempo pré-determinado de três minutos cada um com direito a respostas. Ao final os vereadores puderam fazer perguntas.

Voltar para matérias