Bolsonaro é favorito dos catarinenses

Jair Bolsonaro (PL) é, no momento, a escolha da maioria dos catarinenses para o posto de Presidente da República nas eleições deste ano. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada em março pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 no Estado de Santa Catarina foi protocolizada sob o nº SC 07391/2022 e nº BR- 09869/2022.

Quando perguntada sobre em quem votaria se a eleição para presidente fosse hoje, 42% citou Bolsonaro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo, com 17,3% das intenções. Contudo, o segundo colocado perde para aqueles que responderam não saber em quem votar (26,6%). O terceiro candidato mais citado foi Sérgio Moro, até então do Podemos, com 4% das menções, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 3,9%.

Para 47,9%, Bolsonaro é o nome mais preparado para governar o país; 20,8% citou Lula. Em contrapartida, quando questionada a respeito de qual candidato não votaria de jeito nenhum, 48,6% apontou Lula como sua escolha; Bolsonaro foi citado por 29,8%.

Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, para a maioria dos catarinenses (55,3%), a escolha seria o atual presidente; o petista aparece com 28,6%. Já em um cenário entre Bolsonaro  e seu ex-ministro, Sérgio Moro, Bolsonaro aparece com 48,9% e Moro com 24,2%. O ex-juiz, contudo, aparece na frente em um cenário de segundo turno contra Lula: Moro aparece com 41,1% das intenções de voto, enquanto Lula apresenta 25,7%.

Segundo a publicação, 47,7% da população de Santa Catarina acredita que o candidato mais adequado para comandar o país pelos próximos quatro anos deve ser de direita; 25,3% acredita que esse candidato deve ser de centro; 17,5% de esquerda; 6,1% de centro-direita e 3,5% aponta preferência por um candidato de centro-esquerda.

+ O Comércio: Qual a diferença entre ataque de raiva e surto psicótico?

Quanto à eleição estadual, a maioria da população (65%) disse não saber em quem votaria caso precisasse dar seu voto hoje. O atual governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), é o candidato mais citado, com 7,7% das menções. Ainda, para 15%, Moisés é o mais preparado para governar o Estado, contudo, 22% disse que de forma alguma votaria no atual governador.

Em cinco cenários analisados, quando oferecidos nomes de possíveis candidatos ao governo, Moisés aparece em primeiro lugar em apenas um deles; o senador e possível candidato, Jorginho Mello (PL), lidera nos outros quatro. A diferença entre os dois, entretanto, está dentro da faixa da margem de erro em todos os cenários, o que os coloca em empate técnico.


Avaliação de Bolsonaro em Santa Catarina

Quanto a administração do presidente Bolsonaro, 46,3% a classificam de forma positiva, sendo que para 29,4% ela é boa e para 17% pode ser descrita como ótima. A avaliação negativa ficou na casa dos 32,8%, sendo que 22,5% considera a administração péssima, enquanto 10,3% a descrevem como ruim. Para 20,7% a administração é regular. Ainda, 55,6% diz aprovar a forma como Bolsonaro administra o país; 40,8% desaprova as ações do presidente.


Cenário nacional

Segundo pesquisa mais recente realizada pelo PoderData entre 27 e 29 de março, se o primeiro turno fosse hoje, Lula teria 41% de intenção de votos. Bolsonaro  aparece em segundo, com 32%, seguido por Ciro Gomes, com 7% e por Sérgio Moro, com 6%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos (BR-06661/2022).

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

A diferença entre Bolsonaro e Lula em um possível segundo turno atingiu seu menor pico este ano, segundo a  pesquisa. Se fosse hoje, Lula teria 50% dos votos; Bolsonaro teria 38%, uma diferença de 12%. A distância entre os dois, entretanto, chegou a ser de 32% em janeiro de 2022.

A pesquisa completa você encontra aqui.

Voltar para matérias