Câmara de União da Vitória rejeita pedido de abertura de cassação de vereadores

Em sessão ordinária realizada na segunda-feira, 28, a Câmara de Vereadores de União da Vitória rejeitou um requerimento protocolado por uma eleitora no dia 04 de novembro, solicitando a cassação dos mandatos dos vereadores Anderson Cripa Luís Cardoso (Pros) e Alandra Roveda Grando (PL).

No requerimento, a eleitora alegava que os vereadores citados teriam cometido crime ao participar das manifestações realizadas na semana após as eleições de 30 de outubro. Os demais vereadores, contudo, discordaram da alegação da eleitora.

Em sua fala na tribuna, Alandra tratou o pedido como uma demonstração de censura. Já Anderson citou o artigo 5º da Constituição Federal, que institui que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade e ainda, livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato”. Os vereadores Emerson Lourenço Litwinski (Agir) e Clodoaldo Goetz (PV) mencionaram em suas falas que o apoio aos vereadores não se tratava de defesa dos colegas, mas apontaram o ato como defesa da liberdade de expressão. A vereadora Thays Bieberbach (PT) foi a única a votar favoravelmente pela abertura do processo.

Voltar para matérias