Deputados estaduais, federais e senadores tomam posse

A quarta-feira, 1º de fevereiro, foi marcada pela posse de deputados estaduais e federais, e dos senadores eleitos em outubro de 2022. Na oportunidade, as casas também elegeram suas mesas diretoras.

Deputados estaduais, federais e senadores tomam posse

Foto: Da Assessoria

No Paraná, assumiram o mandato 54 deputados, entre eles o ex-prefeito de União da Vitória, Hussein Bakri (PSD), que exercerá o papel de líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “O dia de hoje é carregado de uma emoção muito grande, porque lutamos muito para chegar até aqui. E falo lutamos porque são muitas pessoas que contribuíram conosco ao longo desse processo. Reafirmo o compromisso que assumi durante a campanha, de trabalhar dia e noite para honrar a confiança depositada em mim e auxiliar o Governo a seguir melhorando a vida de todos em nosso Estado. Podem ter certeza que a minha responsabilidade e a minha dedicação serão proporcionais ao desejo dos paranaenses de que o nosso Estado continue crescendo cada dia mais”, comentou o parlamentar na oportunidade.

Deputados estaduais, federais e senadores tomam posse

O deputado Ademar Traiano (PSD) foi reconduzido ao posto de presidente da casa legislativa. Marcel Micheletto (PL), foi eleito vice-presidente. O restante da composição foi a seguinte: Marcel Micheletto (PL), primeiro vice-presidente; Ney Leprevost (União Brasil), segundo vice-presidente; Cristina Silvestri (PSDB), terceira vice-presidente; Alexandre Curi (PSD), primeiro secretário; Maria Victoria (PP), segunda-secretária; Goura (PDT), terceiro secretário; Alexandre Amaro (Republicanos), quarto secretário; e Dr. Antenor (PT), quinta secretário.


Posse na Alesc

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), 40 deputados foram empossados e deram início às suas atividades parlamentares. Na eleição da mesa diretora, Mauro de Nadal (MDB) foi conduzido ao posto de presidente. Os demais membros são: Maurício Eskudlark  (PL) como primeiro vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como segundo vice-presidente; Paulinha (Podemos) como primeira secretária; Padre Pedro Baldissera (PT) como segundo secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) como terceiro secretário; e Delegado Egídio Ferrari (PTB) como quarto secretário.


Congresso nacional

Na Câmara dos Deputados, foram empossados os 513 deputados da nova legislatura, que votaram pela permanência de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da casa. O restante da mesa diretora ficou composta por Marcos Pereira (Republicanos/SP) na primeira vice-presidência; Sóstenes Cavalcante (PL/RJ) na segunda vice-presidência; Luciano Bivar (UNIÃO/PE) na primeira secretaria; Maria do Rosário (PT/RS) na segunda secretaria; Júlio Cesar (PSD/PI) na terceira secretaria e Lucio Mosquini (MDB/RO) na quarta secretaria. Gilberto Nascimento (PSC/SP), Pompeu de Matos (PDT/RS), Beto Pereira (PSDB/MS) e André Ferreira (PL-PE) ficaram com as vagas de suplentes.

Já no senado, foram empossados 27 senadores, visto que a eleição de 2022 previa a renovação de um terço da casa. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do senado. Os demais postos foram ocupados por Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) como primeiro vice-presidente; Rodrigo Cunha (União-AL) como segundo vice-presidente; Rogério Carvalho (PT-SE) como primeiro secretário; Weverton (PDT-MA) como segundo secretário; Chico Rodrigues (PSB-RR) como terceiro secretário e Styvenson Valentim (Podemos-RN) como quarto secretário.

Voltar para matérias