Ednilson de Godoy assume secretaria e Clodoaldo Goetz é empossado vereador

A semana foi marcada por mudanças na Câmara de Vereadores de União da Vitória. Clodoaldo Goetz (PV) foi empossado vereador na segunda-feira, 28, assumindo a vaga de Ednilson de Godoy (PV), que se afastou da casa de leis para assumir a recém criada Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis).

Ednilson de Godoy assume secretaria e Clodoaldo Goetz é empossado vereador

A ideia da criação da secretaria surgiu após uma série de estudos realizados pela administração municipal a respeito do funcionamento de secretarias similares em outras cidades, bem como o impacto que geram na vida de pessoas com necessidades especiais. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), até 2010, União da Vitória possuía 11 mil pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, física, motora ou intelectual). A Seacis surge com o intuito de dar voz a essas pessoas, e incluí-las na sociedade.

De acordo com a administração municipal, entre os trabalhos que serão desenvolvidos estão “a busca de recursos estaduais e federais; desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os portadores de necessidades especiais; apoio a criação de programas e projetos voltados para as pessoas com deficiência; além do apoio a associações como a Associação Autismo Sem Barreiras e a Associação Laços de Amor Down, e no estabelecimento de parcerias que possam promover projetos de interesse dos portadores de necessidades especiais”.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Ednilson acredita que foi convidado a assumir a secretaria por conta do trabalho que realiza junto ao Programa Paralímpico de União da Vitória, bem como sua atuação a favor de pessoas com deficiência durante o período em que esteve na mara de Vereadores. “Nesses dois últimos anos eu tenho pautado o meu trabalho em defesa das pessoas com deficiência, acredito que teve uma visibilidade o meu trabalho para que meu nome fosse citado. Entrei em contato com algumas instituições que trabalham com pessoas com deficiência também para não partir daquilo que talvez não seja a pessoa mais indicada, mas tive o apoio das demais instituições que trabalham com pessoas com deficiência e aceitei esse desafio. E a partir de agora a gente trabalha voltado numa secretaria que vai trabalhar especificamente os direitos da pessoa com deficiência. Nós temos aí a lei brasileira de inclusão de 2015, a qual a gente vê que ainda a gente encontra muitas barreiras a serem quebradas, e a gente em conjunto com o executivo, em conjunto com as demais secretarias vai buscar de alguma forma, através dessa secretaria, sanar essas dificuldades das pessoas com deficiência, aonde elas terão um referencial de onde buscar um apoio. Não só as pessoas com deficiência, mas também seus familiares que às vezes ficam de um lado para o outro sem ter um direcionamento e um horizonte de onde buscar o que é de direito dos seus filhos”, comenta.

Ednilson de Godoy assume secretaria e Clodoaldo Goetz é empossado vereador

O processo neste final de ano inclui a formação da equipe de trabalho e organização para que a secretaria comece 2023 a todo vapor. “Essa semana a gente trabalha para formatar a equipe. Já de imediato a gente pode dizer que serão pessoas efetivas da prefeitura de União da Vitória, pessoas com conhecimento de causa, pessoas que conhecem a parte técnica e burocrática de como se trabalhar os direitos da pessoa com deficiência e nós já temos algumas situações a se trabalhar. Nós temos a questão do Autismo Sem Barreiras, a gente tem uma questão que foi pautada dentro da Câmara de Vereadores que é a questão de transporte para as pessoas com deficiência para as consultas e internamentos em Curitiba, então a gente vai trabalhar esse um mês aqui com o planejamento para o ano de 2023. Mas acredito que em um curto espaço de tempo a população de União da Vitória já vai poder visualizar algumas ações voltadas às pessoas com deficiência na nossa cidade”, explica Ednilson.

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, a instalação da Seacis era um compromisso de campanha, que se cumpre agora. “A gente está colocando em prática algo que era nosso compromisso durante a campanha eleitoral, que a gente trabalhou bastante, que é um olhar especial para as pessoas especiais. Com a criação da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social nós colocamos em prática e hoje assume uma pessoa extremamente comprometida com essa causa, uma pessoa referência, que é o Ednilson de Godoy, que está incluído em todas as entidades de pessoas especiais, e a gente tem grandes projetos, ter esse olhar diferenciado, o nosso compromisso da administração municipal sempre foi esse, foi o olhar especial para todas as pessoas, mas principalmente para as pessoas com necessidades especiais”.


Plano Diretor de União da Vitória

Enquanto isso, na Câmara de Vereadores, o agora vereador, Clodoaldo, que já esteve à frente da Secretaria de Planejamento, assume com a expectativa de colaborar para a aprovação do Plano Diretor de União da Vitória. “A expectativa é sempre grande. A gente saiu candidato com o intuito de ocupar uma vaga, infelizmente a gente não conseguiu, mas conseguimos eleger um candidato do PV, que é o vereador Ednilson de Godoy, que tem feito um trabalho brilhante nesse tempo e agora se afastou para assumir a secretaria, então a expectativa é de fazer um trabalho de dedicação total. A gente se dedica à verdadeira função de um vereador, fiscalizar o executivo, trabalhar na proposta de legislação. Nós vamos ter pela frente, já conversamos com o prefeito, a questão da aprovação do nosso plano diretor que a gente vai estar à frente, buscando ter um plano que possa trazer o desenvolvimento para União da Vitória. A gente quer ajudar, contribuir com esse projeto que já está há tempo sendo discutida essa questão do Plano Diretor para trazer o desenvolvimento para União da Vitória. A gente tem visto nos últimos dias que vários empreendimentos têm deixado de se instalar em União da Vitória e se instalam em outros municípios como Porto União porque nós não temos ainda aprovado um novo Plano Diretor que trate sobre esse desenvolvimento. Tem muita restrição o nosso Plano Diretor. Então a gente vai contribuir com isso, discutir esse novo Plano Diretor e aprovar enquanto a gente estiver trabalhando nesse período em que a gente vai ficar frente à Câmara”.

Voltar para matérias