Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de União da Vitória pede abertura de CPI do Fumprevi

Na 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória, realizada na segunda-feira, 07, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Joel de Oliveira, fez uso de espaço na Tribuna Popular para solicitar aos vereadores que abram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a respeito do Fundo Municipal de Previdência do Município de União da Vitória (Fumprevi).

“Estou entregando a documentação para o Presidente da Casa, para todos os nobres vereadores. O que tem aqui é uma denúncia que eu fiz semana passada. Eu estava correndo atrás de documentação. Eu fiz uma denuncia no Tribunal de Contas do Paraná e na Previdência Social, que é um órgão que fiscaliza os fundos próprios. Fiz uma denuncia também no Ministério Público Federal”, comentou Joel na oportunidade.

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de União da Vitória pede abertura de CPI do Fumprevi

Joel de Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de União da Vitória, pede abertura de CPI a respeito do Fumprevi. Foto: reprodução

O Presidente do Sindicato, que trabalha há 35 anos como servidor municipal, relatou ter entregue aos vereadores uma documentação com cálculo atuarial do Fumprevi com dados desde 2013. Esse tipo de cálculo é utilizado para avaliar riscos em órgãos ligados a seguros e finanças. Segundo Joel, a documentação completa dos cálculos possui cerca de 700 páginas.

Reforma da Previdência

Desde fevereiro os servidores municipais de União da Vitória têm protestado contra o projeto que altera a previdência social da categoria com base na emenda constitucional nº 103, de novembro de 2019. Na tribuna, Joel também comentou o fato. “A gente sabe de todas as dificuldades mas a gente vem aqui conversar com os nobres Vereadores que por favor olhem esse projeto com bastante cautela porque os servidores vão ser muito prejudicados, tanto o professor, como o servidor da saúde. Eu peço para vocês com carinho. Verifiquem bem, chamem os sindicatos nas comissões para conversar. Se for possível, Presidente, pegar uma outra empresa para fazer uma avaliação do que essa outra empresa colocou para o município. É uma solicitação que esse sindicato faz se for possível”.

+ O Comércio: Destruição nos arredores de Kiev projeta futuro da capital caso Rússia consiga invadir

Audiência pública é anunciada

Uma audiência pública referente a reforma da previdência dos servidores públicos de União da Vitória será realizada na sexta-feira, 18, às 19h, na Câmara de Vereadores. O anúncio da realização da audiência foi feito pelo presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto.

Segundo o vereador, estarão presentes na reunião todos os vereadores, bem como a empresa responsável pela formulação da reforma municipal, ABC Prev, além do presidente do Sindicato do Servidores Públicos, o Presidente do Magistério Municipal, e a advogada Amanda Tonial, que representa um grupo de servidores da saúde. “Os funcionários poderão acompanhar de forma online, ao vivo via internet, pelo site da Câmara Municipal. Então estão todos convidados para acompanhar a audiência pública a respeito da reforma da previdência de União da Vitória”, comenta Cordovan.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

*Matéria alterada de sua versão impressa para inclusão de informação sobre a Audiência Pública.

Voltar para matérias