Coronel Damásio Douglas Nogueira Jr, lembra dele?

Militar se despediu em 2020 do 5º BEC de Porto União para ocupar o cargo de Oficial no Gabinete do Comandante do Exército em Brasília

Reprodução

Damásio Douglas Nogueira Junior ficou conhecido no Vale do Iguaçu por comandar o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado Juarez Távora (5º BEC/Blindado), em Porto União.

Natural de Boa Vista, Roraima, o Coronel assumiu o comando do 5º BEC em 26 de janeiro de 2018, permanecendo no cargo até 21 de janeiro de 2020, assumindo o posto no seu lugar o Tenente Coronel Francisco Rogério Perdigão Moura, cearense que teve a sua última missão no exterior, quando estava na Guatemala, sendo instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala.

Na despedida do Vale do Iguaçu, o Coronel Damásio anunciou a sua próxima missão: foi movimentado – como se diz no rito militar – à Capital Federal do Brasil para ocupar o cargo de Oficial no Gabinete do Comandante do Exército em Brasília.

“Servir aqui, no Gabinete do Comandante do Exército é uma excelente experiência profissional. Já tive a oportunidade de conhecer o Brasil e o exterior em missão e servir nas cinco regiões geográficas do Brasil, o que me proporcionou a abertura do leque cultural”, afirma.

O militar mora em Brasília acompanhado da esposa Adriana e dos filhos Guilherme e Lucas.


“Foi muito bom morar aí”

O Coronel Damásio cultivou muitos amigos no Vale do Iguaçu.

“Foi muito bom morar aí, no Vale do Iguaçu. É uma excelente região para se morar e de boa qualidade de vida”, acrescenta.

No dia em que o militar entregou o comando do 5º BEC (21 de janeiro de 2020), ele também foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Porto União.

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores sob a justificativa de que além do cumprimento das tarefas atribuídas ao comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, o coronel Damásio coordenou no Planalto Norte Catarinense e também da região de União da Vitória, o Projeto Nossa Bandeira – Escola de Civismo, com o objetivo de despertar nos estudantes o sentimento do patriotismo, sobretudo do respeito à Bandeira Nacional.

“O projeto envolveu em torno de 5.500 pessoas, entre alunos, professores, servidores, pais e convidados. Somos vocacionados em defesa da Pátria”.

O militar enfatizou ainda que o 5º BEC desempenha um papel muito importante, pois integra a 5ª Cavalaria Blindada com sede em Ponta Grossa, sendo esta, segundo o Coronel, a mais potente do exército.

“Minha passagem pelo Batalhão de Porto União contou com dois anos de um ciclo de instrução dos soldados, sendo um preparatório para defesa da Pátria. Realizamos também atividades de ações subsidiárias e ajuda humanitária em Florianópolis (SC). Também participamos com a garantia da Lei da Ordem durante a greve dos caminhoneiros em 2018. Estamos sempre prontos para cumprir a nossa missão constitucional, como diz a canção do exército: ‘nós somos da Pátria a guarda; fiéis soldados, por ela amados’. Eu acredito que o povo local ama o nosso Batalhão, prova disso é o que vemos no desfile de Sete de Setembro. Ainda, menciono o auxílio humanitário do Batalhão perante as enchentes, sendo a mais recente no Vale do Iguaçu em 2014”.


Gabinete do Comandante do Exército

É uma unidade militar do Exército Brasileiro, situada em Brasília, que tem por missão principal assessorar diretamente o Comandante do Exército. Sua origem foi o Gabinete do Ministro da Guerra, depois transformado em Gabinete do Ministro do Exército. Com a criação do Ministério da Defesa, em 1999, passou à denominação atual.

Participação do Coronel no CBN Entrevista mediado por Aluízio Witiuk (Arquivo Portal Vvale)

Voltar para matérias