San Dasko, lembra dela?

Foi aqui, no Vale do Iguaçu, que ela alavancou sua carreira artística


O álbum de fotos de San Dasko está repleto de registros com artistas conhecidos em todo o Brasil. Entre eles Silvio Santos, Roque (assistente de palco do SBT), humoristas da Praça é Nossa (SBT) e Zorra Total (Rede Globo), além de tantos outros nomes que colaboraram profissionalmente com a artista que é natural do Pintadinho, interior de Porto União.

Ela é um encanto em pessoa; de uma fala bem humorada, foi na música que ela descobriu um novo horizonte. Em julho de 2017, San Dasko cantou e encantou em uma manhã de sexta-feira, durante o programa Bom Dia União, apresentado por Eloir Martins (in memorian) na extinta Rádio Difusora União. Naquela ocasião, ela realizou o sonho de cantar para o seu povo por meio das ondas do rádio.

“Apresentei à comunidade a canção intitulada ‘Mulheres Reais’, dedicada especialmente à todas as ouvintes da emissora. A música fez parte de um projeto audacioso, onde homenageamos todas as mulheres, de todas as etnias, poder social. Eu continuo compondo e falando do empoderamento feminino”, conta.

San ficou conhecida em todo o território brasileiro com a composição da música sertaneja ‘Vuco Vuco’. Juntamente com mais três amigos, a canção caiu no gosto popular, sendo gravada posteriormente pela dupla João Lucas & Marcelo.


San, Sandra

Seu nome de batismo é Sandra Dasko. Filha de mãe doméstica e pai agricultor, a artista nunca mediu esforços para ajudar a família e lutar pelos seus objetivos.

“Minha família e eu morávamos no Pintadinho, depois no Jardim Brasília, em Porto União. Sempre fomos unidos e permanecemos assim até os últimos dias de vida de meus pais. Hoje, somente o meu irmão continua morando na minha terra querida, que é o Carlos Dasko, sargento do Corpo de Bombeiros”, conta.

As idas e vindas para São Paulo iniciaram cedo. San viajava junto com a mãe para trabalhar como doméstica, já aos 14 anos de idade.

“Quando completei 19 anos cheguei para a minha mãe e disse que pretendia morar na capital paulista para trabalhar e realizar o sonho de me tornar artista. Tive muito apoio da minha família”.

Antes da arte, Sandra foi doméstica, camelô, vendedora de lojas.

“Todas as profissões que Deus colocou no meu caminho eu tenho muito orgulho”.

Pouco depois, San foi ganhando destaque como modelo e atriz. Entre os trabalhos artísticos, San ganhou notoriedade em novelas e no programa humorístico Zorra Total, da Rede Globo, gravando inclusive no Rio de Janeiro. Também gravou programas para a Rede Record e SBT.

“Eu corria atrás. Levava meus currículos em agências e conforme precisavam iam me chamando”.


Por onde anda?

San segue o sonho de levar a arte aos quatro cantos do Brasil.

“Sou casada com o Eric, que me respeita e me apoia, tenho uma filha linda de 14 anos de idade, que é estudiosa e linda e que amo demais. Sigo morando em São Paulo e devido a pandemia não conseguimos concretizar muitas coisas, mas gravei uma música e um clip novo que se chama ‘Ronaldo que é um piseiro dançante engraçado’. Agora pretendo divulgar a música nova que fiz em parceria com uma amiga, que também é de Porto União. Ela se chama Mariany Hilton. Estamos divulgando nos barzinhos e nas plataformas digitais. Ano que vem, vamos divulgar aqui em São Paulo o nosso trabalho. No geral, meu plano é ser feliz todos os dias com a minha família, amigos e carreira”.

Para a artista, o Vale do Iguaçu representa a sua história.

“É a minha terra querida, onde cresci e vivi tantas lembranças maravilhosas. Amo as cidades e minhas raízes. Ainda penso em voltar a morar em Porto União! Obrigada a todos que passaram na minha vida”.

San fez questão de mencionar a saudade da locutora da 94 FM, Carla Wilhelms.

“Éramos inseparáveis desde a 8ª série do colegial. Estávamos sem nos ver há 30 anos. O reencontro aconteceu em 2017, na 94 FM. Ela é uma amiga de bom coração”.


Serviço

Confira a nova música de San:

Voltar para matérias