Quem devo chamar: Samu ou Bombeiros?

Durante o socorro quem devo acionar: o Samu ou os Bombeiros? Vale lembrar que ambos podem prestar os primeiros socorros ou o atendimento pré hospitalar. Porém, vamos entender quais são as diferenças entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros.


Samu – 192

O Samu, que atende pelo 192, tem o objetivo de chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. O atendimento faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) em implementar uma Política Nacional de Atenção às Urgências.

Quem devo chamar: Samu ou Bombeiros?

O atendimento do Samu começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas as orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida as chamadas são remetidas ao Médico Regulador que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.

Quando a ambulância sai da base para o atendimento os socorristas já sabem o que vão encontrar e para onde a vítima será encaminhada. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos, conforme a gravidade do caso.


Bombeiros – 193

Tanto a equipe do Samu quanto os Bombeiros frisam que é necessário atentar aos detalhes da situação porque é importante fornecer o máximo possível de informações quanto ao que está acontecendo, qual a gravidade do caso e onde é a ocorrência; isso é importante para direcionar as equipes para o local certo e para que sejam enviados os devidos recursos para atender o caso.

Quem devo chamar: Samu ou Bombeiros?

É importante ressaltar que há situações em que Bombeiros e a equipe do Samu trabalham de maneira integrada.


O que devemos informar ao atendente do Corpo de Bombeiros

Nome da rua onde ocorreu a emergência, número, cidade e ponto de referência. O atendente fará algumas perguntas sobre o acidente e você deve (pelo menos tentar) manter a calma e responder as perguntas.


Trote é crime

Infelizmente, os trotes ainda fazem parte da rotina dos policiais e dos bombeiros. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para os danos que os trotes causam ao serviço de emergência. Os telefonemas falsos vão além de uma brincadeira de mau gosto e são considerados crime, de acordo com o artigo 266, do Código Penal Brasileiro, com possibilidade de um a seis meses de detenção.

O trote, segundo nota da assessoria da CBMSC, em abril deste ano, no caso dos menores de idade está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como infração gravíssima; quem comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude. A legislação prevê medidas socioeducativas, de acordo com a gravidade da situação.

O presidente da Coordenadoria de Central de Emergências do CBMSC, major Mateus Muniz Corradini, alertou para os transtornos que um trote causa. Segundo ele, uma ligação falsa ocupa a linha do telefone 193 e pode atrapalhar ou atrasar um atendimento, já que ocupa os atendentes da Central de Operações (Cobom) que poderiam atender neste período aos cidadãos que realmente precisam de socorro urgente.

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Nos primeiros três meses de 2022, entre os dias 1º de janeiro e 29 de março, foram registrados 4.051 trotes de 161.876 chamadas registradas pelo telefone 193. As regiões que mais tiveram ligações falsas no primeiro trimestre foram as de Criciúma, Curitibanos, Blumenau, Itajaí e Chapecó. Segundo dados do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) as ligações falsas ao Samu e Bombeiros voltaram a crescer em 2022. O consórcio identificou uma quantidade de telefonemas com falsas informações de ocorrências quase 100% superior no primeiro trimestre, no comparativo com os primeiros três meses do ano passado. O aumento no número de trotes ao Samu, via telefone 192, coincide com a queda nos indicadores dapandemia de Covid-19.

O Consamu, ao longo de 2021, registrou em torno de 1.228 trotes telefônicos no serviço de emergência 192, o que corresponde a uma média de 102 telefonemas com informações falsas por mês, ou três a cada dia.


 

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