Projeto Dignidade oferece assistência a moradores de rua e coletores de recicláveis

Há cerca de cinco anos o Instituto Marcelo Domício Scaramella de Mello, por meio do Projeto Dignidade, presta assistência a homens em situação de rua e coletores de recicláveis do Vale do Iguaçu. E, na semana passada, o projeto ganhou mais um parceiro: a Omni Soluções Financeiras.

Projeto Dignidade oferece assistência a moradores de rua e coletores de recicláveis

Luilson Schwartz e Simone Gaspari de Mello. Foto: O Comércio.

Simone Gaspari de Mello, tesoureira do Instituto, conta que as atividades da organização começaram de forma tímida, mas que foram ganhando força com o decorrer do tempo, e que hoje já é possível desenvolver atividades até mesmo fora das dependências, como no caso das visitas às casas de coletores e suas famílias, uma das frentes de ação do Projeto Dignidade.

A outra forma de trabalho é o atendimento de homens em situação de rua e coletores solitários, realizado nas segundas-feiras. “Aqui eles têm todo um acolhimento, que é o que a gente mais preza, mais busca: acolhê-los de forma muito carinhosa. Então eles têm café da manhã, têm barbearia, roupa limpa, têm a possibilidade do banho, do acompanhamento com psicólogas, de um atendimento fraterno, do almoço”, explica Simone.

O apoio da Omni ao Projeto Dignidade será voltado ao conserto de gaiotas utilizadas pelos coletores. A ação visa auxiliar a situação financeira dos trabalhadores. “A gente percebe hoje, com os nossos pais de família, que o papelão, por exemplo, está 25 centavos o quilo. Eles precisam carregar 100 quilos para receber 50 reais. E, se o conserto da gaiota ainda for trocar um pneu, alguma coisa, vai gastar mais 20 reais. Não sobra muita coisa. Então é importantíssimo ter essa manutenção das gaiotas porque é o instrumento de trabalho deles”, comenta Simone.

Luilson Schwartz, agente da Omni em União da Vitória, relata que a instituição atua não somente em prol dos clientes, mas também da comunidade, gerando benefícios para a sociedade em que está inserida. “A gente quer ajudar, quer estar participando da sociedade para que a gente possa sempre estar crescendo como sociedade, com participação em termos que todos nós possamos ter uma dignidade, como é o nome do projeto aqui”.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Agora, a intenção da Omni é ir em busca de novos parceiros para o Projeto Dignidade, para que mais famílias possam ser ajudadas. “Vamos fazer parcerias com algumas oficinas, algumas empresas que fornecem  pneus de moto, porque [esses pneus] são usados nas gaiotas. Então, quem tiver algum interesse, vou deixar meu telefone (42) 98814-1479. Podem fazer o contato e a gente pode iniciar esse projeto e tentar auxiliar essas pessoas. Tem gente que está precisando, famílias que estão precisando de novas gaiotas e dessa manutenção. Tem gaiotas que estão precisando de novos pneus. A gente tem um compromisso de ajudar essas pessoas”.


Quer ajudar?

Simone é direta em dizer que toda ajuda é bem vinda, seja a doação de itens como roupas, calçados, alimentos ou a doação de um pouco do seu tempo. “Nós tivemos a visita da Bruna Grobe que veio tocar piano para nós, fez meia hora de música clássica para os meninos e foi muito lindo porque toda ajuda, toda parceria, todo acolhimento é muito bem-vindo. (…) Nós sobrevivemos e conseguimos fazer nossas atividades graças à doações da comunidade. E a comunidade, com toda certeza, é a maior parceira que nós temos”.

O Instituto Marcelo Domício Scaramella de Mello está localizado na rua Senador Salgado Filho, nº 1434, no antigoalbergue noturno. O atendimento acontece todas as segundas-feiras.

Voltar para matérias