Transformação digital: sua empresa está pronta?

Evoluir digitalmente vai muito além de construir um site ou estar presente nas redes sociais


Você já ouviu falar sobre transformação digital? Como você sabe, tudo está acontecendo cada vez mais em um ritmo acelerado, frenético e difícil de acompanhar. As novas tecnologias surgem a todo instante, aumentando as possibilidades e oportunidades, mas isso, para quem estiver pronto para elas.

Visualizando o cenário, não tem como ficar parado. É preciso estar atento e preparado para mudar com velocidade e agilidade.

A pergunta é: sua empresa está preparada para isso?

As grandes mudanças promovidas pelos inúmeros avanços tecnológicos, principalmente no cenário pandêmico vivido, já são bem evidentes. O impacto da revolução digital pode ser percebido principalmente na transformação comportamental do consumidor, independente da faixa etária, que aos poucos, segue assimilando a importância destas inovações na sociedade. No meio empresarial e industrial, este fenômeno ainda não tomou as proporções esperadas e que acompanhem todo o processo, e isso se deve ao fato de que muitas organizações não entenderam o real significado da transformação digital nos seus negócios.

E como isso funciona no business? Dentro de uma empresa, evoluir digitalmente vai muito além de construir um site ou estar presente nas redes sociais. Assim como a tecnologia, é sempre preciso ir além.  É preciso que as corporações tenham consciência que evoluir digitalmente pode estar atrelado a inúmeras questões, tais como: ferramentas e plataformas digitais, reformulação de processos internos, análise de possibilidades reais para explorar novos modelos de negócio e mercados, digitalização de procedimentos, revisão do foco comportamental e principalmente, priorizar parcerias certas para fazer isso acontecer.

Ao assumir essa posição de transformação digital, o gestor da empresa deve estar consciente das mudanças ativas que terá que fazer no modelo de negócio e como isso irá impactar no seu mercado. A mudança do processo operacional é também o “calcanhar de Aquiles”, mas os frutos serão colhidos com o tempo e com a otimização dele.

Algo que deve ser levado em consideração pelas empresas que decidem por se transformar digitalmente é a experiência do seu cliente ou equipe, neste caso, trabalhamos como a “experiência do usuário” que será impactado por estas mudanças. Estamos falando de pessoas que já consomem as grandes plataformas digitais, por isso, você deve oferecer mudanças relevantes.

Sim, você já está atrasado. A disputa é grande entre as empresas que já nasceram com DNA digital, e ao entrar nesta briga, é preciso estar consciente se sua empresa está realmente preparada para assumir esta posição, mas não tenha dúvida, os benefícios são inúmeros e daqui há algum tempo você vai desejar ter começado hoje.

Aline Graef é gerente de conteúdo da Girafa Comunicação Interativa. (Foto: Nubia Gabrieli Kukla)

Voltar para matérias