Defesa Civil monitora elevação do Rio Iguaçu; plano de contingência é acionado aos 5,50 metros

A Defesa Civil de União da Vitória segue monitorando atentamente o nível do Rio Iguaçu e as projeções para as próximas horas diante do grande volume de água registrado na região.

A atenção aumenta principalmente nas regiões mais baixas da cidade, historicamente atingidas quando o Rio Iguaçu apresenta elevação significativa.

Na tarde desta terça-feira, 1, a equipe da Defesa Civil foi acionada depois que a água atingiu o pátio de uma residência no bairro Cidade Jardim.

De acordo com a equipe, a situação está relacionada ao Rio Vermelho, que desemboca no Rio Iguaçu. Com o grande volume de água, porém, o escoamento ocorre de forma mais lenta, fazendo com que o nível do Rio Vermelho também aumente e alcance pontos próximos às residências.

No imóvel atendido, a água chegou ao pátio. Os moradores receberam orientações da Defesa Civil e, até o momento, não houve necessidade de retirada da família. A equipe segue acompanhando a situação.

Ponte José Richa – Quarta-feira, 2, nível do Rio Iguaçu 5,09 (10h)

Plano de contingência aos 5,50 metros

Outro ponto de atenção é o nível do próprio Rio Iguaçu. Em União da Vitória, o Plano Municipal de Contingência prevê o acionamento das estruturas de resposta quando o rio atingir 5,50 metros.

A partir dessa marca, considerada de Alerta Crítico, começam os impactos nas primeiras residências e são ampliadas as ações dos órgãos municipais para atendimento da população.

Por enquanto, a orientação é para que moradores, principalmente das áreas mais baixas e com histórico de alagamentos, continuem acompanhando o nível do rio e os comunicados oficiais.

A Defesa Civil permanece em monitoramento e poderá ampliar as ações caso o Rio Iguaçu continue apresentando elevação nas próximas horas.

Leia também: Defesa Civil de União da Vitória revisa plano de contingência para emergências