1ª Fricesp foi realizada em homenagem ao cinquentenário de Porto União

Governador Ivo Silveira (falando ao povo de Porto União), prefeito Victor Buch Filho e sua esposa dona Célia Buch.

Porto União, que passou a ser município catarinense em 05 de setembro de 1917, após a definição dos limites dos estados do Paraná e Santa Catarina em outubro de 1916, ainda lembra das comemorações do seu centenário em 05 de setembro de 2017.

Administrado pelo prefeito Eliseu Mibach, as marcas da passagem do Centenário estão no monumento do Centenário, da Praça do Centenário, bem como de outros eventos, abrangendo todos os segmentos ligados à vida dos habitantes do município.


Meio século antes, o cinquentenário

Meio século antes, em 1967, administrado pelo prefeito Victor Buch Filho, Porto União comemorou seus 50 anos de emancipação política e administrativa – o cinquentenário.

Evidente que 50 anos antes, a realidade de Porto União era bem diferente, não contando ainda com uma infraestrutura de cidade como a do período do centenário. Mesmo assim, com as condições da época, o cinquentenário foi comemorado festivamente, com a construção de um monumento na praça Hercílio Luz.

Não foi só o monumento, mas outras obras, como o início da implantação do sistema de abastecimento de água através do Simae, início da construção do quartel do Corpo de Bombeiros e do Colégio Cid Gonzaga, concluído na gestão do prefeito Serafim Caus, além da transferência da sede da Prefeitura do histórico prédio atualmente ocupado pela Secretaria de Educação para a rua Padre Anchieta, construído inicialmente para sediar a Casa Rural, mas acabou durante anos sendo sede do Banco do Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, transformado depois no Besc, que foi anos absorvido pelo Banco do Brasil.


A primeira Feira Regional da Indústria, Comércio e de Serviços Públicos (Fricesp)

Governador Ivo Silveira, prefeito Victor Buch Filho, deputado estadual Zany Gonzaga (SC), Ireno Vicente (presidente da Câmara Municipal de União da Vitória), Alfonso Francisco Ulrich (vice-prefeito de União da Vitória), Aroldo Carvalho (deputado federal/SC), além de outras autoridades e convidados no ato de abertura da 1ª Fricesp.


A homenagem de União da Vitória

União da Vitória (PR), umbilicalmente ligada a Porto União, não deixou de homenagear a passagem de criação do município de Porto União.

E foi através do então Lions Club de Porto União da Vitória e da Associação Comercial e Industrial, coordenada pelo senhor Osvaldo Lenci e apoio de líderes empresariais, que foi realizada a 1ª Fricesp, oficialmente inaugurada pelo governador Ivo Silveira.

Realizada em um barracão que serviu posteriormente como sede da Auto Viação União e atualmente do Supermercado Parteka, a 1ª Fricesp despertou no setor econômico e de serviços públicos grande interesse, surgindo como o nascimento de uma grande iniciativa responsável com a construção de uma gigantesca estrutura às margens da BR-153, com eventos inesquecíveis, não só na divulgação do potencial econômico da região, como em eventos de caráter social.

Mas, em outra oportunidade, desde a 1ª Fricesp seu período de glória – e o que aconteceu com o fim dela será assunto abordado em detalhes nas páginas de O Comércio.

Voltar para matérias