A inauguração da Casa Cultural Aníbal Khury

A coluna Uma Visita ao Passado desta edição transcreve matéria publicada em 11 de novembro de 2004, na gestão Eliseu Mibach/Renato Stasiak, que registrou um evento de grande relevância para a história, cultura e preservação do patrimônio histórico, do Vale do Iguaçu.

A inauguração da Casa Cultural Aníbal Khury

Arquivo/Jornal O Comércio


Íntegra da reportagem da inauguração

A Casa Cultural Aníbal Khury, conhecida como Castelinho, foi inaugurada nesta sexta-feira, 05, às 19 horas. Autoridades e familiares das pessoas que moraram na casa foram convidadas para participar da cerimônia.

A casa foi restaurada pelo Município, sob o acompanhamento do engenheiro da Prefeitura, Rubens Gaebler, recebeu nova pintura e acabamento, mantendo todos os traços da época. O Conselho Municipal de Cultura colocará em prática, a partir de agora, o projeto de implementar neste local um Centro de Cultura.

O Castelinho foi construído pelo casal alemão, Pedro e Elly Weinand, em 1929, sendo esse um dos motivos pelo qual o prédio entrou para a lista de patrimônios históricos do Estado e do Município.

Anos mais tarde, o prédio foi adquirido pela família Khury. Mas graças a uma negociação direta da Prefeitura ea família do deputado Aníbal Khury (já de saudosa memória), o prefeito Eliseu Mibach conseguiu incorporar esse patrimônio ao Município, evitando que se deteriorasse e fosse demolido.

+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado

São 534 metros quadrados, divididos em quatro pavimentos, sendo um sótão e um porão. As pinturas nas paredes e o modo como os cômodos são divididos, fazem o visitante se sentir na década de 20.

Uma sala especial decorada com retratos de músicos famosos, recebe destaque com um piano de época, de propriedade da Fundação Cultural.

No dia da inauguração teve uma apresentação especial com o Quinteto Gato Seco, composto por integrantes da Orquestra Municipal de União da Vitória.

Regina Cordeiro, sobrinha do casal que construiu o Castelinho, mora ao lado e diz que é importante preservar essa história. Ela herdou alguns móveis antigos que são guardados com muito carinho.

A cerimônia inaugural da Casa Cultural Aníbal Khury foi coordenada pelo Supervisor de Cultura da Prefeitura, professor Ary K. dos Passos e pelo jornalista Ivo Dolinski.

Falaram na oportunidade, além de Passos e Dolinski, o prefeito Eliseu Mibach e o deputado Alexandre, neto de Aníbal Khury. A placa que marca a inauguração oficial da Casa Cultural Aníbal Khury foi desatada pelas senhoras Niva e Odete, respectivamente esposa e irmã do saudoso Aníbal Khury.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Segundo o professor Ary K.dos Passos, “a inauguração da Casa Aníbal Khury consolidou um dos projetos mais importantes da administração Eliseu Mibach/Renato Stasiak na área da cultura, história e, principalmente, do resgate da memória”.


A importância da Casa Cultural Aníbal Khury

A partir de inauguração, após a concretização da negociação da Prefeitura com a família Khury, o Castelinho passou a ser uma das mais importantes referências do patrimônio histórico de Porto  União e União da Vitória, sendo também o centro de grandes eventos culturais, passando também por novos e delicados processos de manutenção no retorno de Mibach ao comando da Prefeitura na gestão 2017/2020.

Passou, igualmente, durante vários anos, com ações culturais notáveis, dirigido pela professora Therezinha Leony Wolff, mas que continuam sendo realizadas.

Voltar para matérias