Consequências de uma iniciativa realizada sem visão de futuro

(Arquivo)

Que a ponte, que chamamos de Ponte Nova ou Ponte dos Arcos, foi construída no século passado (anos 40) no lugar errado, ninguém pode negar.

Já foi escrito há muitos anos aqui nas páginas de O Comércio e recentemente destacado também pelo professor/historiador Nivaldo Oliskovicz em postagens nas redes sociais, que foi uma iniciativa irresponsável e que teve tudo a haver com problemas políticos da época entre o prefeito e o interventor estadual.

A construção da ponte pelo governo do Estado foi projetada e construída sem a mínima visão de futuro com relação às consequências que poderiam ocorrer, com um aterro extenso para dar acesso à ponte e praticamente embaixo de um grande morro.


Quase 70 anos passados

(Arquivo Ivo Dolinski)

Uma foto de 1953, com o então prefeito Domício Scaramella examinando um desmoronamento do morro, encontramos em nossos arquivos e publicamos para conhecimento da população.

Até os dias atuais, vários desmoronamentos ocorreram, com o último, provavelmente sendo, o maior, obstruindo a passagem da PR-476 que dá acesso à BR-153 e passa por um bairro, servindo de acesso para algumas indústrias.

Passados quase dois anos após outro deslizamento do gigantesco morro, com a desobstrução sendo realizada pelo DER, com o apoio de empresas particulares, o acesso está aguardando providências para sua recuperação total.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, veio junto com o deputado Hussein Bakri verificar o que pode ser feito para normalizar definitivamente o problema, garantindo segurança.
O projeto para contornar o problema, segundo fonte, está pronto, mas sem informações de sua execução.

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