Na rua Padre Anchieta, em Porto União, uma visão dos séculos 20 e 21

Durante décadas, a população de Porto União/União da Vitória estava acostumada com o histórico imóvel residencial, com detalhes característicos do século 20, localizado nas esquinas das ruas Padre Anchieta com a Santos Dumont.

Na mesma esquina, do lado de baixo, uma indústria de produção de janelas, que utilizava como matéria prima a imbuía (ocotea porosa), atualmente uma espécie em extinção, protegida por lei e o que ainda existe deve ser preservada.

+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado

Desde 1967, ano do Cinquentenário de Porto União, o prédio construído para ser Casa Rural, sendo também a primeira sede do Banco de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, transformado em Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), passou a ser ocupado pela Prefeitura Municipal, que continua ainda como sede da administração municipal, passando por várias reformas e ampliações.

Na rua Padre Anchieta, em Porto União, uma visão dos séculos 20 e 21

Na Rua Padre Anchieta, ainda, a Igreja Luterana e mais tarde a construção de um moderno prédio pelo saudoso engenheiro João Kloss, bem na frente da Igreja.

Só a partir de 1960 que a rua Padre Anchieta começou a ser pavimentada com paralelepípedos (pedras basálticas).

A histórica casa, a indústria e a Igreja e mais tarde o prédio, passaram, durante muitos anos, a chamar a atenção da população.


O início da transformação

 

Mas no início do século 21, a rua Padre Anchieta, que foi calçada até a esquina com a Avenida João Pessoa, passou a sofrer uma grande metamorfose.

O histórico casarão, que teve movimento inclusive para que fosse tombado para o patrimônio histórico, acabou demolido e deu lugar a um moderno – com estrutura adequada – especialmente para sediar uma movimentada concessionária de automóveis.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Ainda na esquina com a rua Santos Dumont, foi construída uma das mais amplas e modernas clínicas médicas da cidade e da região: a Inmed.

Atualmente, apesar da demolição do histórico imóvel, a visão daquela área de Porto União é bem diferente, com as ruas asfaltadas e eficiente iluminação pública.

Voltar para matérias