O 132º aniversário de União da Vitória

A coluna Uma Visita ao Passado aproveita a passagem do 132º aniversário de União da Vitória, no dia 27 de março, para mostrar à população como era a cidade em décadas do século 20 e nas primeiras duas do século 21.

Sem, contudo, lembrar, como já destacado em coluna anterior, que União da Vitória, cujo município foi emancipado em 27 de março de 1890, ainda era denominada de Porto União da Vitória, porque ocupava toda a área do futuro município de Porto União, instalado em 05 de setembro de 1917, menos de um ano após a divisão dos limites dos estados do Paraná e de Santa Catarina, em 20 de outubro de 1916.


Diante dessa realidade, impossível querer separar a história das Cidades Irmãs

A definição dos limites dos dois estados, evidente que mudou a realidade da então Porto União da Vitória, comandada pelo prefeito Coronel Amazonas Marcondes, mas a população não sofreu nenhuma alteração no seu comportamento e apreço pelas criadas cidades geminadas do Vale do Iguaçu, localizada bem na divisa dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Em 1917, como superintendente, comandou Porto União José César Almeida. Antiocho Pereira, de 1930 a 1933, foi o primeiro prefeito.


A União da Vitória dos anos 40, 50 e 60 do século 20

A foto de União da Vitória é (provavelmente) das décadas de 40, 50, ou 60 do século 20 e mostra uma cidade que estava passando por um crescimento célere no seu quadro urbano, já com alguns edifícios nas ruas bem definidas – Av. Manoel Ribas, Professora Amazília, além de outras.

O 132º aniversário de União da Vitória

Também o Cine Luz, a APMI, a Praça Visconde Nacar, Estação Ferroviária, Matriz Sagrado Coração de Jesus (agora Catedral), praça Coronel Amazonas. Uma cidade em crescimento, mas bem organizada.

A foto mostra também alguns edifícios de Porto União (nem todos), que provavelmente ainda integravam a então cidade de Porto União da Vitória até 05 de setembro de 1917, quando foi instalado o município catarinense, especialmente na rua Prudente de Morais, que contava com o centro comercial e até bancário da então Porto União da Vitória.

+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado


A União da Vitória nos seus 132 anos no início do século 21

A primeira foto mostra como era o município nos anos 40 até 60 do século (mais ou menos, porque não tenho condições de definir os anos). Mas já a partir dos anos 80 do século passado, começaram a ser construídos vários prédios comerciais e residências no centro da cidade, embora já existissem alguns, como o Maria Thomasi, Jacobs e o Executive Center.

O 132º aniversário de União da Vitória

Recente publicação especial produzida por O Comércio chama a atenção para o extraordinário crescimento vertical da cidade, mostrando uma situação bem diferente dos últimos 60 anos – acredito – da União da Vitória quando está completando 132 anos como município emancipado, com dezenas e dezenas de edifícios, com vias públicas pavimentadas, iluminadas, praças bem organizadas, além de uma infraestrutura a caminho da solidificação em todos seus mais importantes segmentos, principalmente na infraestrutura logística, fortalecimento econômico, educação (básica e superior), saúde, sempre com ênfase para a melhoria cada vez maior do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Mesmo assim, porque continua em fase de crescimento acelerado, não são poucas as ações que devem ser desenvolvidas pelo Poder Público, em todas as áreas, porque União da Vitória não vai parar de continuar crescendo e os serviços, notadamente essenciais, devem receber atenção especial.

Voltar para matérias