O início de uma grande iniciativa na área hospitalar

A UTI Neonatal da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de União da Vitória

Registro fotográfico do início, em junho de 2001, da UTI Neonatal da APMI: doutor Cláudio Melo, pediatra, na presença de autoridades, profissionais da saúde, empresários, convidados e imprensa, revelava detalhes do funcionamento da UTI. Doutor Melo é o principal responsável pela UTI.

A importância da UTI Neonatal

“Quando uma criança nasce antes das 37 semanas de gestação, a medicina a enquadra como prematura e, a partir desse momento, são necessários avaliações e cuidados que variam de acordo com a idade gestacional do bebê. A família também necessita de uma atenção especial pois, independentemente do quão prematura a criança é, o medo e insegurança dos pais em relação aos próximos passos é imenso. Justamente pela fragilidade da situação, é preciso que tanto médicos quanto familiares tenham em mente que as decisões tomadas em uma UTI Neonatal podem influenciar o futuro da criança por toda a vida”.


UTI Neonatal da APMI: uma iniciativa consolidada

(Acervo Ivo Dolinski)

E foi por estes motivos que em 25 de junho de 2001, com a autorização da Secretaria de Assistência à Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), viabilizou e inaugurou a sua UTI Neonatal, que desde sua instalação foi sendo ampliada, ganhando o status de referência nesse segmento tão relevante.

A APMI, como instituição hospitalar, vem há décadas, graças ao abnegado trabalho de dezenas de médicos – muitos dos quais já de saudosa memória – servindo a comunidade regional. Muitos de nossos filhos – entre eles está o filho do autor do texto – nasceram na APMI.

A UTI Neonatal, desde seu início em 2001, vem, com o apoio dos poderes públicos, tendo notável crescimento, sobretudo na sua estrutura, em condições de atender as demandas da 6ª Regional de Saúde (9 municípios), também integrando a Central de Leitos e Sistema de Busca de Leitos do Paraná, o que significa com frequência a ocupação de leitos da APMI por recém nascidos de outras cidades, além das do Hospital São Braz/São Camilo de Porto União.

Desde o dia que entrou em operação, a UTI Neonatal da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), então presidida pelo empresário Osvaldo Lenci e pelo diretor administrativo, médico Carlos Moura, vem sendo dirigida pelo médico/pediatria Cláudio Melo, sem a menor dúvida, não só como referência nessa delicada área da saúde, mas, orgulhosamente, projetando União da Vitória no contexto paranaense da saúde.

Voltar para matérias