Pavimentação do Aeroporto José Cleto e os nossos ‘aeroportos’… O prefeito mais jovem da história e a Locomotiva 310!

Na execução do projeto de recuperação do Aeroporto José Cleto, o prefeito Gilberto Francisco Brittes, passados mais de 40 anos, teve a orientação e o apoio técnico do DER; do trabalho do competente Joaquim (Zito) Panacione (secretário de Obras) e de Domingos Razera (chefe de Obras).


Em sua gestão como prefeito de União da Vitória – 1977/1982 – o prefeito Gilberto Francisco Brittes, depois de ter sido eleito em 1976 em um pleito pela então Arena, assumiu, aos 27 anos, o comando do município com a responsabilidade de corresponder a expectativa da população que lhe conferiu a missão de governar o município, em ritmo célere de renovação, que foi a razão principal de sua ascensão ao elevado cargo.

Foi eleito prefeito depois de ter cumprido, aos 23 anos, mandato de vereador entre os anos de 1973 e 1976, cumprindo com dedicação sua função de representante do povo no parlamento municipal, o que fez dele um potencial nome para concorrer ao Executivo, situação consolidada no pleito de 1976.

Com a missão de ser o instrumento da desejada renovação da população na gestão pública municipal, Brittes elencou vários projetos, abrangendo todos os setores, principalmente de infraestrutura.

E um destes projetos, com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi a restauração do aeroporto municipal, construído na gestão do prefeito José Cleto – 1947/1951.

Melhorias na estrutura da pista, como alargamento, drenagem, espaço para estacionamento das aeronaves, obras no entorno, construção da nova casa de passageiros, principalmente a pavimentação asfáltica, foram as obras realizadas.

O Aeroporto José Cleto, com o projeto concluído, já não recebia mais as linhas aéreas das décadas de 50, 60 e 70 do século passado, mas continuou com sua utilidade como aeroporto de apoio e muito bem aproveitado.

Posteriormente, novas mudanças foram realizadas, sendo a última especialmente para atender o projeto Voe Paraná, com as linhas Curitiba/União da Vitória/Francisco Beltrão, que sofreu paralisação em consequência da pandemia, mas que caminha para a normalidade. O Voe Paraná, projeto criado com o apoio do Governo do Estado, abrangendo várias regiões do Paraná, tem sido valioso para a região.

Evidente, porém, que com o acelerado crescimento de União da Vitória, tendo ao seu lado Porto União, além do aumento da população, com São Cristóvão se transformando em um distrito/cidade, atualmente com uma população superior a de 230 dos 399 municípios do Paraná, o Aeroporto José Cleto está prestes a ter sua ‘missão’ cumprida, sendo necessária a construção de um novo aeroporto.

O prefeito José Cleto, passados mais de 70 anos, construiu o aeroporto em local bem distante do centro e especialmente para atender a demanda de aeronaves do porte da época e não dos ‘gigantes’ que existem hoje.

Também o prefeito Gilberto Francisco Brittes, há mais de 40 anos, fez o que deveria fazer com relação ao aeroporto, lembrando que como complemento veio o asfaltamento do acesso do centro de São Cristóvão até à BR-476, ligando até a Ponte dos Arcos e a Avenida Manoel Ribas, incluindo o primeiro asfaltamento da principal via pública da cidade.


Visita ao passado, mas tudo a ver com o presente e o futuro!

O texto do registro do projeto realizado pela administração de Gilberto Francisco Brittes no Aeroporto José Cleto está fortemente ligado ao objetivo principal do tema Visita ao Passado, mas tem tudo a ver com o presente e o futuro.

A história dos primeiros aeroportos, ou pistas de pousos, desde o início da segunda década do século passado, com os aviões do Exército, que teve como principal figura o Capitão Kirk, em 1915, nas proximidades da Catedral; o construído em 1934 em Porto União, o José Cleto no período de 1947/1951; até, atualmente, um particular, mas dentro das normas da ANAC, inclusive com iluminação, em Porto União, estão na pauta para serem detalhados em breve em matérias especiais.


Não prescindiu das orientações dos mais experientes

Eleito vereador em 1972 com 23 anos e prefeito com 27 anos em 1976 – foi o vereador e o prefeito, segundo minhas pesquisas, mais jovem da história até então de União da Vitória – Gilberto Francisco Brittes mantinha relações frequentes com líderes políticos e da comunidade, como o deputado federal Ítalo Conti; o professor Ermindo Francisco Roveda; e o médico Adyr Zandona, todos com respeitável bagagem de experiência.


Liderança e articulação

Gilberto Francisco Brittes, desde sua primeira gestão como vereador eleito em 1972, depois de ter sido eleito prefeito em 1976 e também em dois mandatos no Legislativo no início do século 21 – 2004/2008 – vem exercendo forte influência na vida política de União da Vitória, respeitado como articulador.


Nossa gloriosa e histórica Locomotiva 310

Sei entrar em detalhes que podem gerar uma história extensa demais, mas apenas registrar que foi na gestão do prefeito Brittes que a histórica Maria Fumaça 310, através de gestões do engenheiro João Kloss, da então Rede Ferroviária Federal S/A com a prefeitura, que foi feita a restauração da locomotiva com a participação valiosa de ferroviários e, honrosamente, colocada em exposição na Praça Visconde de Nacar, simbolizando a importância que foi a ferrovia no desenvolvimento da região, dos estados do Paraná, Santa Catarina e do Brasil.

A 310 está atualmente aos cuidados de uma instituição comandada por pessoas responsáveis e a esperança de que logo possa integrar projeto de turismo ferroviário.

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