Sérgio Ney Madureira, o primeiro vice-prefeito de Porto União

Na coluna de hoje, aqui no nonagenário O Comércio, o registro de um fato qual tive participação direta em dezembro de 2010, com o apoio do então prefeito Renato Stasiak, com o intuito de corrigir uma falha na galeria dos ex-vice-prefeitos de Porto União, que estava com o espaço do primeiro vice eleito sem a foto.

A iniciativa está registrada no site da prefeitura de Porto União e a íntegra o leitor pode ler aqui na coluna Uma Visita ao Passado.

“A chuva torrencial, que caia sobre as cidades irmãs na tarde de sábado, 11, não foi suficiente para impedir que uma improvisada, mas emocionante cerimônia, no hall de entrada do prédio da Prefeitura de Porto União, fosse realizada.

A cerimônia foi organizada pelo jornalista Ivo Dolinski com o aval do prefeito Renato Stasiak.
O portuniense de nascimento Sérgio Ney Madureira, primeiro vice-prefeito da história de Porto União, viu pela primeira vez a sua foto na galeria dos ex-vice-prefeitos do município.

Sérgio Ney foi eleito o primeiro vice-prefeito de Porto União na histórica eleição de 1969, na chapa do saudoso professor Serafim (Raul) Caus.

Dolinski, no início, explicou as razões da sua iniciativa, respaldada pelo prefeito Stasiak, enfatizando a importância para a história de Porto União o “fato de Madureira ter sido o primeiro vice-prefeito”.

Agradeceu, por intermédio da senhora Kely Godinho, que estava presente, ao empresário Jonas Godinho, que atendeu o pedido para providenciar a foto de Sergio Ney Madureira.

O prefeito Stasiak enalteceu o homenageado, lembrando do seu dinamismo como vice-prefeito e, sobretudo, do exemplo que deixou como grande desportista.

Emocionado, Madureira disse que “vivo em Cascavel há muitos anos, mas meu pensamento está sempre voltado para Porto União, minha terra natal, que eu amo muito”.

Na foto, o primeiro vice Sérgio Ney Madureira – e o atual vice-prefeito Anízio de Souza –, junto com o prefeito Renato Stasiak e a senhora Doti Madureira“.

Os vice-prefeitos de Porto União, depois da eleição de Sérgio Ney Madureira, que foi o primeiro:
1972 – Salime Farah; 1976 – Alcides Oliveira; 1982 – Ilário Sander; 1988 – Levy Pacheco; 1992 – Ezuel Carlos Huergo; 1996 – Eliseu Mibach; 2000 – Renato Stasiak; 2004 – Erico Rosenscheg; 2008 – Anízio de Souza; 2012 – Aloísio Salvatti; 2016 – Percy Storck. O atual é Erico Rosenscheg.


Galerias dos vices e prefeitos de Porto União

A colocação da foto do primeiro vice-prefeito eleito na Galeria dos ex-vice de Porto União, Sérgio Ney Madureira, no dia 11 de dezembro de 2010, foi o resgate de um dos fatos mais importantes da vida política, pública e democrática de Porto União.

No hall de entrada do prédio da prefeitura está também a galeria completa dos ex-prefeitos, muitos dos quais estão também na galeria dos vices, como o atual Eliseu Mibach e os ex Ilário Sander e Anízio de Souza.


Última foto do primeiro vice-prefeito de Porto União

Todos os finais de ano, Sérgio Ney, como dezenas de outros ex-moradores de nossas cidades, promoviam um encontro aqui nas gêmeas do Iguaçu, sendo que a maioria eram amigos que tiveram relações com os clubes amadores de futebol. Sérgio Ney era um dos craques (goleiro) do Avahi.

A foto de Sergio Ney, no Estádio Antiocho Pereira, antes da perversa pandemia da Covid-19, foi do último evento daquele grupo de amigos, que vinham de várias cidades do Paraná e de Santa Catarina para o encontro de confraternização.

Voltar para matérias