Uma Sessão Solene conjunta das Câmaras Municipais de Porto União e de União da Vitória

Em 1979, um evento que pode ser definido como realmente extraordinário e que demonstrou claramente que as cidades irmãs, apesar de divididas em 1916, após a definição de limites entre os estados do Paraná e Santa Catarina, não separou a população (na verdade genealogicamente única), aconteceu em nossas cidades.


União das Câmaras Municipais de Porto União e de União da Vitória

As Câmaras Municipais de Porto União e de União da Vitória, presididas pelos vereadores Ayrton Andrade Martins e Lary Bogus (ambos de saudosa memória) realizaram Sessão Solene conjunta para outorgar as cidadanias honorárias dos dois municípios a Frei Libório Lueg, como demonstração de agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao ensino nas cidades irmãs, como professor e diretor-geral do tradicional Colégio São José.

Frei Liberório, primeiro como professor, juntamente com os freis Bertino Goerner e Cassiano Dierskes, que vieram da Alemanha em 1935 para lecionar na Escola Paroquial de Porto União, vinculada à Diocese de Lages, assumiu a direção do já criado Colégio São José em 1951.

Além de religioso e educador, era também incentivador de atividades esportivas. Muitos de seus alunos ainda lembram de sua capacidade como mestre, diretor e também como responsável por ações na área esportiva inolvidáveis.


A Sessão Solene

A solene sessão foi realizada no auditório do Colégio São José, com a presença de autoridades, professores, empresários, políticos e principalmente alunos do estimado Frei Libório.

Na foto, além dos presidentes da Sessão – vereador Ayrton Andrade Martins e Lary Bogus e do homenageado – aparecem os vereadores eleitos em 1976, entre os quais Mário Emílio da Silva, Reginaldo Calliari (falecido), Jaber Farah, Remi Haroldo Gleich (falecido) e Ênio Geraldo Nogara (falecido).

A histórica Sessão Solene contou com a maioria dos integrantes dos legislativos de União da Vitória e de Porto União no período legislativo de 1977/1982. Nesse pleito, os vereadores, como os prefeitos Victor Buch Filho (Porto União) e Gilberto Francisco Brittes (União da Vitória), tiveram seus mandatos prorrogados por mais dois anos.

Foi uma decisão da Justiça Eleitoral para a realização, em 1982, da primeira eleição direta para governadores de Estados. Em Santa Catarina foi eleito o governador Pedro Ivo Campos e no Paraná José Richa, ambos de saudosa memória.

Voltar para matérias