06 de Agosto de 2012 – Segunda-feira

 

COMENDA PINHÃO DO VALE – A Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) já escolheu as duas personalidades que serão agraciadas com a Comenda Pinhão do Vale (Medalha e Diploma), neste ano de 2012. São elas: 1. O conhecido escritor Enéas Athanázio, um dos ícones da cultura catarinense e brasileira, como destaque na literatura, indicado pela Acadêmica Fahena Porto Horbatiuk. 2, A enfermeira e cuidadora de idosos Irmã Dionísia Ladeka, as mãos e os braços fortes do Lar Nazaré, como destaque na atividade sócio comunitária, indicada por este Colunista e Acadêmico. A Sessão Solene será realizada no dia 17 de outubro próximo, às 20 horas, no Salão Nobre da FAFI de União da Vitória.

ARTIGOS, CRÔNICAS E POESIAS – Começou na última sexta-feira, dia 03, e no sábado, dia 04, a publicação de artigos, crônicas e poesias, nos jornais O Comércio, Caiçara, A Cidade e O Iguassú, pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu, em substituição à costumeira Sessão Solene em homenagem ao Aniversário de Porto União – 95 Anos de Emancipação Política e Administrativa. Daí em diante, os textos serão publicados nas edições de todas as sextas-feiras e sábados deste mês de agosto, e, inclusive, no dia 05 de setembro (Dia do Aniversário), nos mencionados jornais. Os textos serão assinados pelos acadêmicos da ALVI, previamente indicados, que falarão a respeito das gentes e das coisas de Porto União, como por exemplo, os bugres, os pioneiros, os imigrantes, os tropeiros e as tropeadas, os canoeiros e os balseiros, as carroças e os carroções, os vapores, as lanchas e as chatas, o trem de ferro, os homens e as mulheres ilustres, os acontecimentos, os fatos e as datas importantes, as lendas e os mitos, e outros motivos.

 

LONGA-METRAGEM E MINISSÉRIE – Ainda neste ano, será levado aos cinemas do Estado de Santa Catarina, o longa-metragem “A Batalha do Contestado” que está sendo gravado no Meio Oeste Catarinense, nas cidades consideradas como redutos da Guerra Cabocla, entre elas Canoinhas e Três Barras. O documentário será composto por encenações da época, mescladas por cerca de 17 depoimentos de jornalistas, historiadores, militares, entre outros. Em paralelo será produzida uma minissérie em cinco capítulos, que serão exibidos na Internet, a fim de ser acessível a todos.

 

NOSSA HISTÓRIA“A Guerra do Contestado”, a conhecida Guerra Cabocla ou Guerra Xucra, faz o assunto do programa “Nossa História, “a História contada por quem sabe”, que será apresentado pela jornalista e pesquisadora Zélia Maria Nascimento Sell e seu filho Guilherme Nascimento, no próximo dia 18 (sábado) deste mês, às 19hs, e reapresentado no domingo (19), às 8hs, aos microfones da Rádio E-Paraná AM 630 e na Internet no endereço www.e-parana.pr.gov.br, clicando em “rádio am 630 ao vivo”. “Certamente em uma guerra a mentira sempre ocorre” (Zélia Sell). Por isso, gravado dia 15 ou ao vivo dia 18, o programa vai “ouvir e dar chance de falar a todas as “facetas” do episódio”.

A ÚLTIMA – “Necessitamos uns dos outros para sermos nós mesmos”. (Santo Agostinho).