17 de Agosto de 2012 – Sexta-feira

 

CAUSOS E MAIS CAUSOS – São 223 páginas entre o Prefácio, Ensaios Poéticos, Justificativa, A Origem e os causos e mais causos que contam uma porção de passagens ocorridas na vida e nas andanças do autor, alusivas à gente e às coisas de Santa Catarina. Assim é o livro “Facão Literário”, do amigo e médico Luiz Adelmo Budant que enviou-nos com a seguinte dedicatória: – “Ao casal amigo Odilon e Aldair, com alta estima e elevado apreço do autor. 11-08-12. Assinatura”. Nascido no dia 10 de janeiro de 1932, em Canoinhas, Santa Catarina, – “Doutor Adelmo para muitos, Adelmo para vários, tio para alguns e pai para poucos. O Doutor é um daqueles personagens que não passam em branco na vida, seja pelo seu carisma com as pessoas, seja pela sua liderança ou ainda pelas histórias envolventes que capturam ouvidos atentos numa roda de amigos. / Cada um tem uma história para contar, mas o Doutor Adelmo sempre teve muitas, sabendo fazer qualquer situação do cotidiano virar uma verdadeira saga literária”, como está escrito no começo do Prefácio. E eu assino em baixo! Numa Edição do Autor (2011), “a ideía deste livro saiu por acaso e de uma brincadeira”, tomou corpo, tornou-se verdadeira e agora está na praça.

DOIS TEXTOS – Em meados de julho passado, durante três dias, uma comitiva do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná percorreu as regiões do Paraná e de Santa Catarina que foram cenários de batalhas e de importantes acontecimentos da Guerra do Contestado (1911-1916), com o objetivo de confirmar as informações existentes e de colher novas informações a respeito daquele episódio. Numa resultante, a amiga, pesquisadora e historiadora Zélia Sell escreveu o texto “Expedição Contestado” publicado no seu Blog e no Jornal Indústria & Comércio-Curitiba (de 01-08-2012, na página A3) e o texto “Um Resgate Histórico sobre a Guerra do Contestado” publicado no Jornal AMAI-Curitiba n.o 85 (de Abril a Julho 2012, nas páginas 20-21). Agradeço a remessa desses dois textos.

MOMENTO DA EDUCAÇÃO – “A História do Futebol em Porto União da Vitória” continua como o assunto principal do programa “Momento da Educação”, que será apresentado pelo professor Aluízio Witiuk, no próximo domingo, dia 19, às 10:30 horas, nos microfones da Rádio Difusora União, “a Pioneira”, “a Rainha do Vale do Iguaçu”. O entrevistado o nosso amigo comum e advogado Jairo Mello Christ, nascido em Lajeado (RS), a 07 de maio de 1.939. Desde cedo (aos 15 anos de idade) iniciou-se na radiofonia do Rio Grande do Sul como locutor esportivo na Rádio Independente de Lajeado, Rádio Guaíba (1957, ao lado de Mendes Ribeiro e Adroaldo Streck), Rádio Farroupilha (1958, onde conheceu e conviveu com Maurício Sirotsky e Elis Regina), Rádio Difusora (1958, ao lado de Leonel Silveira, o “papa” da locução esportiva gaúcha), ambas de Porto Alegre, e na Rádio Municipal de Passo Fundo (1960). No ano de 1964, já advogado, casado com a professora Delci Aparecida Hausen Christ, veio morar aqui na Beira do Iguaçu, onde fez história no Departamento Esportivo das Rádios União e Colmeia, nos anos de ouro do rádio.

A ÚLTIMA – A Coluna de hoje é dedicada à amiga Maria Cristina Araújo, uma grande líder espiritual e assistencial frente ao Lar Espírita União, em Porto União (SC).