31 de Agosto de 2012 – Sexta-feira

 

DANTE DE JESUS AUGUSTO 1 – No mês de setembro de 1961, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, a FAFI, prestou uma significativa homenagem a um Poeta e denominou a sua Biblioteca de “Dante de Jesus Augusto”, considerado “um lídimo poeta do Vale do Iguaçu”. Nascido a 10 de setembro de 1914, em Canoinhas (SC), o jornalista é lembrado na poesia com o livro “Mosaico” (1973) e na crônica com o apreciado “Bom Dia Para Você” que era apresentado na Rádio União “lá pelos idos de 1948”. Morreu em Curitiba (PR), a 10 de novembro de 1951, aos 37 anos de idade. O próprio autor justificou a sua obra: – “Cheguei, assim, à soleira da Vida. Assentei-me. Depus de lado meu alforje, e dele fui retirando, uma a uma, as pedras apanhadas em minha peregrinação. Dentre as mais interessantes, escolhi as matizadas de cores celestiais e estreitei-as de encontro ao coração. Sentindo-as palpitar, teci com elas, este “Mosaico””.

DANTE DE JESUS AUGUSTO 2 – “O Dante, eu conheci-o através de longa amizade. Alma aberta a todas as manifestações da vida, a sensibilidade fina apanhava na trama infinita dos fatos que a compõem miríades de relações que as prendem entre si, desde as mais sutis às mais ostensivas, e a inteligência viva discernia num relance os valores morais em conexão. E fazia-o numa vibração insólita, numa emoção transbordante”. Assim era Dante de Jesus Augusto, no dizer do mestre Alvir Riesemberg.

“A HISTÓRIA DA GUERRA DO CONTESTADO” – Na última segunda-feira, dia 27 de agosto, no Auditório da Universidade do Contestado, em Porto União (SC), o professor Aluízio Witiuk proferiu a palestra sobre “A História da Guerra do Contestado”, um tema inesgotável. Conhecedor e professor de História do Contestado expos o assunto de maneira única, enfaticamente, com fatos e imagens, detalhes importantes, datas e personagens que participaram da Guerra Cabocla. Uma verdadeira aula de conhecimento e aprendizado. E ao finalizar a palestra o professor e confrade Aluízio Witiuk afirmou mais uma vez: – “O Contestado foi um cálice transbordado em sangue do soldado e do irmão sertanejo. O triste, o lamentável, o terror da História é que estrangeiros e brasileiros saciaram a sua sede até a última gota de sangue do homem da Região do Contestado”.

“MOMENTO DA EDUCAÇÃO” – “Porto União, Cidade Amiga” faz o assunto do programa “Momento da Educação”, que será apresentado pelo professor Aluízio Witiuk, no próximo domingo, dia 02, às 10:30 horas, nos microfones da Rádio Difusora União, “a Pioneira”, “a Rainha do Vale do Iguaçu”. A entrevistada será a professora Therezinha Leony Wolff, cronista, memorialista, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu e coordenadora da Casa Cultural Anibal Khury (o conhecido Castelinho.), que abordará o 95o Aniversário de Porto União e a Semana da Pátria.

A ÚLTIMA – A Coluna de hoje é dedicada à estimada e velha amiga Lili Matzenbacher, a eficiente e notável agitadora cultural e educacional frente à Associação da Faculdade da Terceira Idade (AFATI).