03 de Setembro de 2012 – Segunda-feira

 

“MONARQUIA EM CURITIBA” – No último sábado, dia 01, das 9h45m às 18h, no Clube Curitibano, em Curitiba, ocorreu o Encontro dos 190 Anos da Independência, numa promoção da Frente D. Pedro II, com a presença da monarquia brasileira, inclusive Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança, Dom Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e sua esposa Dona Cristina Maria Isabel de Ligne e Orléans e Bragança, nascida Christine Marie Elisabeth. O evento, aberto ao público, contou ainda com as palestras de Luiz Chemin Guimarães sobre o tema “Barão do Serro Azul, Majestade de Homem”, Clotilde de Lourdes Branco Germiniani sobre o tema “As Influências das Princesas Leopoldina e Isabel no Império Brasileiro” e Luiz Carlos Faria da Silva sobre o tema “Qualidade da Educação e Desenvolvimento do Brasil: Perspectivas para o Bicentenário da Independência Nacional”.

TOGA X FARDA – Já está disponível gratuitamente na Internet, para “baixamento”, o livro “O Poder Judiciário no Regime Militar (1964-1985)”, da autoria de Vladimir Passos de Freitas, desembargador federal aposentado e professor da PUC do Paraná. A obra analisa a influência que o regime militar exerceu sobre os tribunais e os advogados e traz entrevistas com pessoas que trabalhavam na área judicial na época.

O MELHOR – Li no Jornal Caiçara da última sexta-feira, dia 31, na página do jornalista René Augusto, a informação que, – “Por ocasião de um jantar com cerca 100 participantes, o gerente da Unidade Local do SESI/SENAI, Ezimar Santos, durante seu discurso fez um elogio…” e “Disse que o Delbrai Augusto Sá é o melhor Secretário de Cultura do Paraná”. Pois bem, além de Diretor Presidente da Fundação de Cultura de União da Vitória, o Delbrai Augusto Sá é autor do livro “Sobre a Formação de Plateia” (2006) e assina a página “Caros Amigos” no Jornal Caiçara. Trata-se, enfim, de um festejado agitador cultural.

EVENTOS – Do dia 10 (segunda-feira) ao dia 14 (sexta-feira) deste mês, na Plataforma e no Auditório da Estação União, acontecerão a Semana Literária e a VI Feira do Livro de União da Vitória, com ciclo de debates, oficinas, mesas redondas, leitura dramática e comércio de livros, numa promoção do SESC/SESI do Paraná em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. O tema central será “(Re) Criar-se, (Re) Inventar-se”. O autor homenageado será o curitibano Dalton Jérson Trevisan, “reconhecido como um dos maiores contistas vivos da literatura brasileira pela maioria dos críticos do País”. Os palestrantes serão Alberto Martins e Fabrício Corsaletti com o tema “Poesia em Eterno Movimento”, Caetano Waldrigues Galindo com o tema “O Futuro Além do Papel” e Roberto Alvin com o tema “O papel do dramaturgo no teatro contemporâneo”. E lançamento do livro “Núcleo de Dramaturgia SESI-PR” contendo os textos “A última rosa”, de João Eduardo Lohse Corrêa, “Fractal”, de Martina Sohn Fischer, e “Mente Esquisofrênica”, de Eduardo Rafael Wogiski.

A ÚLTIMA – “A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória e mestra da vida”. (Marcus Tullius Cicero).

Beira do Iguaçu, Setembro de 2.012