08 de Setembro de 2012- Sábado

 

ARTIGOS, CRÔNICAS E POESIAS – Durante o mês de agosto e começo do mês de setembro, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu e os acadêmicos indicados publicaram artigos, crônicas e poesias, nos Jornais O Comércio, Caiçara, A Cidade e O Iguassú, em homenagem ao Aniversário de Porto União, ao invés da tradicional Sessão Solene que era realizada anualmente, desde o ano de 2002. Aqui vai um resumo informativo dos textos publicados e dos seus autores. Dia 03-08 – “Homenagem da ALVI”, de Raulino Bortolini. (O Comércio). // “Livraria Iguaçu”, de Fahena Porto Horbatiuk. (Caiçara). // Dia 11-08 – *Homenagem à Porto União”, Leda Barcelos (A Cidade). // “Todos Cantam Sua Terra”, de Fahena Porto Horbatiuk. (Caiçara). // Dia 17-08 – “À Senhora Porto União, Cidade Amiga”, de Roseli Bilobran Klein. (O Comércio). // *Porto União, parabéns pelo aniversário”, Arlete Therezinha Bordin (A Cidade). // Dia 18-08 – “Porto União: um olhar sobre o que já foi visto”, Leni Trentim Gaspari (O Comércio). // Dia 25-08 – “Foi ontem”, de Tânia Margaret Malschitzki Ruski. / “Qual Porto?”, de Therezinha Leony Wolff. (O Comércio). // Dia 31-08 – “Homenagem a Porto União: Colégio Santos Anjos”, de Therezinha Thiel Moreira (A Cidade). 05-09 – “Já ouviu falar de Joaquim Serapião do Nascimento?”, de Aluízio Witiuk. (O Comércio).

UTILIDADE PÚBLICA – A Lei Municipal n.o 4.030, de 04 de julho de 2.012, regularmente publicada na imprensa, “Declara de Utilidade Pública a Associação de Artistas Plásticos Amadeu Bona”, em Porto União (SC). Um trecho da Justificativa assinala que, – “A denominação da Associação é uma homenagem ao mui digno artista plástico Amadeu Bona (in memoriam), importante personalidade local que se destacou por seu trabalho na área cultural como artista, quando em vida estimulou a criação de uma entidade que congregasse os artistas plásticos, além de ter contribuído na área social”.

MOMENTO DA EDUCAÇÃO – “A Independência do Brasil” faz o assunto do programa “Momento da Educação”, que será apresentado pelo professor Aluízio Witiuk, no próximo domingo, dia 09, às 10:30 horas, nos microfones da Rádio Difusora União, “a Pioneira”, “a Rainha do Vale do Iguaçu”. A entrevistada será a professora Therezinha Leony Wolff, cronista, memorialista, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu e coordenadora da Casa Cultural Anibal Khury (o conhecido Castelinho da Rua XV), que abordará assuntos como civismo, patriotismo, valores, símbolos, et caetera. O que é ser um brasileiro nos dias atuais?

GENTE DA BEIRA DO IGUAÇU – No dia 22, das 10 horas às 17 horas, na Galeria Voar / Photographica, em Curitiba, ocorre o lançamento do livro “Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Lagamar”, do festejado fotógrafo Orlando Azevedo, nascido em 1949, na Ilha Terceira (Açores, Portugal) e hoje radicado em Curitiba. A obra, de 432 páginas com 650 imagens, traz textos dos mais ilustrados mestres, dentre eles, Igor Chmyz, arqueólogo, pesquisador e professor da UFPR, nascido a 03-11-1937, em União da Vitória (PR).

A ÚLTIMA – A Coluna de hoje é dedicada ao velho amigo Juares Silva, um homem de bem que representa um bom exemplo.

Beira do Iguaçu, Setembro de 2.012