Milho no Monjolo – 4 de Agosto de 2020

A SABEDORIA DO FONTANA 1 – O político e velho amigo Victor Fontana, ex-Vice-Governador de Santa Catarina (1983-1987), disse em entrevista uma série de lapidares conceitos empresariais. Eis alguns deles: Empresarial: Sobra de dinheiro é mais perigosa que a falta dele. O sujeito não sabe onde colocá-lo. E aí faz besteira. Quer ser o primeiro em tudo. Isto custa muito milho. Arrogância: Dono fantasiado de príncipe e diretor vestido de marquês corroem uma empresa. Prognóstico: Quando uma empresa compra um avião, uma emissora de televisão ou está construindo uma moderna sede é concordata à vista. Trabalhista: Quando o sujeito não fala com os empregados, vai ter problemas. Acaba contratando alcaguetes e eles sugam o teu sangue sem dizer o que está ocorrendo no chão da fábrica. Crescimento: Só vai para frente quem agrega valor ao que faz. Prioridade: Quem não confia e prestigia o pequeno não tem futuro garantido. Urgência: Se algo precisa ser feito, que se faça logo, mesmo errando. Depois, se for o caso, se corrige. Comunicação: Fale direto. Olhos nos olhos. E não mande recado. Prudência: Não se troca parelha de burros em subida. Primeiro, calce as rodas da carroça. Desconhecido: Não se entra em baile de cobras sem perneira. Prevenção: Nunca chegue em casa onde tem cachorro magro. Provocação: Macaco que se coça, quer chumbo. Oportunidade: Cavalo encilhado só passa uma vez na vida. Impostor: Todo medíocre costuma ser solene.

A SABEDORIA DO FONTANA 2 – Nascido no dia 16 de julho de 1916, no Distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Victor Fontana era engenheiro, empresário e político. Era formado  em Engenharia Química, em 1947, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Engenheiro, Diretor Industrial e membro do Conselho Administrativo da Empresa Sadia. Morreu no dia 05 de dezembro de 2017, em São Paulo, Capital. A sua biografia foi publicada no livro “Victor Fontana: Percorrendo Caminhos” (2006), de autoria do jornalista Moacir Pereira, que, em 2016 escreveu; – “Detentor de uma biografia única na história de Santa Catarina, ele soma modelar atuação na vida pública com direito a comemorar o centenário com invejável saúde, lucidez intelectual, memória excepcional, de um lado, e uma performance profissional na área privada que mantém Santa Catarina até hoje em destaque nacional na criação, industrialização e comercialização de suínos e aves em geral”.

O AUTOR DA BIOGRAFIA – Nascido no dia 10 de agosto de 1945, em Florianópolis, Santa Catarina, o jornalista Moacir Pereira  iniciou sua carreira em 1964. Autor de 53 livros publicados sobre jornalismo, comunicação, política e biografia de personalidades catarinenses. Destaca-se entre tantas honrarias como membro da Academia Catarinense de Letras (ACJ), do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e fundador do Curso de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina apontam com o melhor comentarista político de Santa Catarina. Ainda é autor do livroVicente Telles: O Mensageiro do Contestado”.

 Beira do Iguaçu, Agosto de 2.020