Milho no Monjolo – 19 de Novembro de 2021

NOVE FINALISTAS

A cultura do Paraná está em festa com a divulgação dos finalistas da edição de 2021 do Prêmio Jabuti, o mais importante e tradicional Prêmio Literário do Brasil. Nove escritores paranaenses ou radicados no Paraná são finalistas na primeira etapa da seleção, segundo a Câmara Brasileira do Livro. Os autores paranaenses ou radicados no Estado disputam nas categorias – Tradução: Daniel Martineschen e Rodrigo Tadeu Gonçalves. Crônica: Yuri Al’Hanati e Arzírio Cardoso. Romance de Entretenimento: Rafaela Riera. Poesia: Jussara Salazar. Romance Literário: Giovana Madalosso. História em Quadrinhos: José Aguiar e Infantil Adilson Farias.

ESCREVE O LEITOR

“Vejam, meus amicíssimos, de como no Contestado as mulheres vieram à tona e com muita força. Nas antigas, no município de Anita Garibaldi-SC, havia a temível família dos Pica Pau. O comando pertencia a uma matriarca. Faz algum tempo, naquela região, dei carona a um cidadão e perguntei sobre sua ascendência.  Deu o sobrenome, mas rapidamente acrescentou: mas, todos nos conhecem por Pica Pau! Abraços, ARI!”. (Ari Martendal, professor em Lages, Santa Catarina).

UM CANTOR IMORTAL

Na quinta-feira, dia 11 deste mês, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o soteropolitano Gilberto Gil para a cadeira 20, ocupada pelo advogado e jornalista Murilo Melo Filho, morto em maio de 2020. Nascido no dia 26 de junho de 1942, em Salvador, Bahia, graduado em Administração de Empresas, ex-Vereador em Salvador-BA, ex-Ministrro da Cultura, Gilberto Gil (nome artístico de Gilberto Passos Gil Moreira) é um cantor e compositor de renome no meio artístico e cultural. Já há algum tempo, a ABL vinha tentando abrir suas portas para a cultura popular, com preferência em favor de Gilberto Gil. Tanto que, no ano de 1996, ele lançou o livro. Todas as Letras”, uma reunião de suas composições, cumprindo assim o pré-requisito de ter pelo menos um livro publicado para se candidatar. No entanto, é coautor de alguns livros, como ‘Gilberto Bem Perto’, com Regina Zappa, Cultura Pela Palavra’, com Juca Ferreira, Disposições Amoráveis’, com Ana de Oliveira e O Poético, o Político e Outros Escritos’, com Antonio Risério. Além disso, ele tem poemas e letras reunidas em outros livros. A cadeira 20 da ABL tem como Fundador Salvador de Mendonça, que escolheu como Patrono Joaquim Manuel de Macedo. Os outros ocupantes, além de Murilo Melo Filho, foram Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

SANTOS DE CASA

Nesta sexta-feira, dia 19, às 19h30min, no Cine Teatro Luz “Prefeito José Cleto”, ocorre o lançamento do livro “Santos de Casa – 1º Centenário de União da Vitória”, dos acadêmicos Therezinha Leony Wolff e Cordovan Frederico de Melo Júnior.

DOSE DUPLA

Na próxima quinta-feira, dia 25, às 19 horas, no Âmbar, em Curitiba, Paraná, ocorre o lançamento do livro “Estrada do Sol”, o segundo livro do advogado e poeta Arthur Kampmann. A professora e acadêmica Marli Terezinha Andrucho Boldori assina o Prefácio. Na mesma ocasião, ocorre o lançamento do livro “Estrada Azul”, o primeiro livro do mesmo autor. E, no dia 02 de dezembro próximo, na AABB, em Porto União, Santa Catarina, ocorre esta mesma dose dupla.

Beira do Iguaçu, Novembro de 2.021.
Odilon Muncinelli – ALVI, IHGPR e AJEBPR.