Milho no Monjolo – 26 de Novembro de 2021

POSSE
A cultura paranaense viveu uma noite de glória na última segunda-feira, dia 22. O advogado e escritor Clèmerson Merlin Clève tomou posse na cadeira nº 3 da Academia Paranaense de Letras (APL), sucedendo René Ariel Dotti. O Auditório da OAB/PR lotou com presenças marcantes da cultura e do mundo jurídico paranaense. O discurso de saudação ao novo acadêmico foi do acadêmico Ney José de Freitas. Clèmerson Merlin Clève, que encerrou seu discurso com uma declaração emocionada à esposa, Marcela M. Peixoto, foi aplaudido em pé. Na mesa de autoridades, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Laurindo, o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, a Presidente Eleita do TRT-9, Ana Carolina Zaina, o Presidente da OAB/PR, Cássio Lisandro Telles, o Presidente Eleito da APL, Paulo Vítola, o Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz, o Presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e a 1ª Secretária da APL, Marta Morais da Costa. O Presidente Ernani Buchmann, que conduziu a cerimônia em nome da Academia Paranaense de Letras, resumiu o evento em uma frase: “Foi uma noite memorável, demonstrando a força da nossa Instituição e a riqueza da cultura do Paraná”.

ESCREVE O LEITOR
“Detalhados registros! Ah… esse meu compadre Muncinelli… Abraços, Ari Martendal”.

“ESTRADA DO SOL”
Na próxima quinta-feira, dia 02 de dezembro, às 19 horas, na AABB, em Porto União, Santa Catarina, ocorre o lançamento do livro “Estrada do Sol”, o segundo livro do advogado e poeta Arthur Henrique Kampmann. A professora e acadêmica Marli Terezinha Andrucho Boldori assina o Prefácio. Na mesma ocasião, ocorre o relançamento do livro “Estrada Azul”, o livro de estreia do mesmo autor. Sobre o Autor: Nascido no ano de 1976, em União da Vitória, Paraná, o advogado Arthur Henrique Kampmann é escritor, poeta, compositor e baterista. Durante o Ensino Superior escreveu artigos para os jornais universitários. Dedica-se ainda às Artes Marciais.

“O CANTO DE UM BEM-TE-VI”
Na próxima sexta-feira, dia 03 de dezembro, às 19 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Porto União, ocorre o lançamento do Livro “O Canto de Um Bem-Te-Vi: Os Feitos de Uma Gente”, do escritor Jair da Silva, que conta a trajetória de um casal de imigrantes italianos Santino e Federica e dos seus descendentes até a chegada no Brasil. Este Colunista assina o Prefácio. Sobre o Autor: Nascido no dia 28 de agosto de 1955, em Felipe Schmidt, Município de Canoinhas, Santa Catarina, Jair da Silva é formado em Contabilidade e possui o Registro de Eletromecânica Jornalista no Ministério do Trabalho. É filiado à Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná. Foi atleta profissional. Trabalhou 32 anos na Companhia Paranaense de Energia – COPEL. É pesquisador e historiador autodidata. Contador de histórias sobre o esporte, faz seus relatos no site esportivo coisasdabola.com.br. Foi colaborador nos programas esportivos da TOP FM 98.3, Rádio Educadora 1480 AM e Rádio Educadora Uniguaçu 101.9 FM. Foi colunista esportivo do jornal semanário Tribuna A2 e atualmente é colunista no semanário Jornal Caiçara. É autor dos livros: “Bola de Capotão – Craques de Porto União da Vitória, a História Não os Esquecerá”, “Apócrifos da Biografia de Um Desconhecido”, “Chacais em Uma Noite Sem Fim”, “Da Caserna Para Ser o Orgulho de Um Povo – O Rugir da Pantera Azul Dourada”.

Beira do Iguaçu, Novembro de 2.021.
Odilon Muncinelli – ALVI, IHGPR e AJEBPR.