Milho no Monjolo – 07 de Dezembro de 2021

PRIMEIRA MULHER
Na tarde da última quarta-feira, dia 1°, a associada Rosângela Gaspari, Procuradora de Justiça, foi eleita a nova Corregedora-Geral do Ministério Público do Paraná (MPPR) para o biênio 2021-2023. É a primeira mulher a ocupar o cargo. A cerimônia de posse será realizada no próximo dia 13 deste mês, em Curitiba-PR. Nota: Rosângela Gaspari é nascida em União da Vitória, Paraná, filha do casal Leni Trentin Gaspari e José Leonidas Gaspari.

PARTICIPAÇÃO 1
“Prezados confrades e confreiras. Participo aos senhores que meu Currículo foi aceito no Centro de Letras do Paraná, conforme carta abaixo recebida no dia de hoje. Fui indicada pelo confrade Joaquim Osório Ribas ao qual agradeço tal honra. Os detalhes sobre a recepção de forma remota, constam abaixo e ficarei feliz se os colegas puderem assistir. Acredito que com minhas atividades no referido Centro estarei representando a ALVI também. Att. Leni Trentin Gaspari”.

PARTICIPAÇÃO 2
“Centro de Letras do Paraná. Curitiba, 1 de dezembro de 2021. Ilma. Sra. Leni Trentin Gaspari. Em reunião realizada em 30.11.2021, a Diretoria, de acordo com as disposições estatutárias, aprovou sua admissão ao quadro de associados do Centro de Letras do Paraná. A recepção está prevista para a Assembleia Geral Ordinária / Sessão Solene de Recepção a Novos Associados e Comemoração do 109º Aniversário do CLP marcada para 14.12.2021, com início às 18 horas, on-line, pela plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/9961886580) (ID: 996 188 6580 / Senha: 5phXuY). Temos a satisfação de convidá-la, assim como seus familiares e amigos, para a referida solenidade remota. Durante a posse, cada novo associado terá até dois minutos para seu pronunciamento. Cumprimentando-a, ressaltamos a importância da sua participação nas atividades do Centro de Letras. Seja bem-vinda! Cordialmente, Ney Fernando Perracini de Azevedo, Presidente”. Este Colunista e Confrade apresenta as suas efusivas congratulações!

ESCREVE A LEITORA
“Bom dia! Linda essa coluna! Esse resgate das mulheres foi maravilhoso. A Professora Amasilia realmente foi uma mulher extraordinária! Obrigada pela coluna. Izabel Calliari”, da Revista Virtual Magazine Contestado.

VIAGEM PELA CULTURA
No último sábado, dia 04, às 10 horas, na Estação Saudade, em Ponta Grossa, Paraná, o escritor e acadêmico Ernani Buchmann Presidente da Academia Paranaense de Letras e do Observatório da Cultura Paranaense, proferiu a palestra “Pequena Viagem Pela Cultura Paranaense”, promovida pela Academia de Letras dos Campos Gerais.

A ÚLTIMA
A Coluna de hoje é dedicada à mestranda Suéli Taiane Vicentim que desenvolve uma pesquisa de mestrado sobre as Lendas Folclóricas do Vale do Iguaçu, em forma de material didático para uso pedagógico na Educação Básica. A pesquisa aborda algumas delas: “A Lenda da Casa do Coronel Amazonas”, “O Diabo do Clube Floresta”, “O Mausoléu da Família Amazonas”, “A Serpente do Rio Iguaçu”, “A Maldição do Estádio”, “O Pocinho de São João Maria”, “A Lenda do Morro da Cruz” e a “Travessia do Vau”.

Odilon Muncinelli – ALVI, IHGPR e AJEBPR.
Beira do Iguaçu, Dezembro de 2.021.