Milho no Monjolo – 21 de Dezembro de 2021

ESCREVE O LEITOR 1
“Muito bom saber que ‘OS SERTÕES’, cuja leitura  por vezes me dava preguiça, estejam em valor tão cobiçado! Abraços. Ari Martendal”.

ESCREVE O LEITOR 2
“Adoro ler as recordações, o histórico de fatos e pessoas descritas por meu amigo Odilon. Aldair… o dia que você me deixar de fora da lista, ai… ai… ai… Abraços&Beijos, Ari Martendal”.

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL
A escritora e acadêmica da APL Luci Collin participou, na sexta-feira, dia 10, às 20h30min, da 8ª Festa Literária Internacional de Maringá (PR), que foi até o domingo, dia 12, em formato híbrido (parte da programação é presencial). Luci Collin abordou, junto ao poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes, o tema “Poesia e o Imemorial”.

POSSE DA NOVA DIRETORIA
Uma nova diretoria, eleita para o biênio 2022/23, tomou posse na última quarta-feira, dia15, na Academia Paranaense de Letras (APL). Em cerimônia apenas protocolar, realizada na sede da APL, no Belvedere, em Curitiba, em virtude do falecimento, no último dia 13, do jornalista Fábio Buchmann, filho do escritor e acadêmico Ernani Buchmann, ex-Presidente (de 2016/21), o publicitário e acadêmico Paulo Vítola, cadeira 25, foi empossado como novo Presidente da Instituição. Também foram empossados os acadêmicos Marta Morais da Costa (Vice-Presidente), Nilson Monteiro (1º Secretário), Maria José Justino (2ª Secretária), José Pio Martins (1º Tesoureiro), Dante Mendonça (2º Tesoureiro), Adherbal Fortes (Diretor de Comunicação), Ney José de Freitas (Diretor Jurídico), Darci Piana (Diretor de Patrimônio), Guido Viaro (Diretor da Biblioteca), Ernani Buchmann (Orador) e Eduardo Virmond (Editor da Revista). Além deles, há outros componentes da mesma chapa: Ricardo Pasquini, Ernani Straube e Antônio Celso Mendes (Conselho Fiscal), Carneiro Neto, Oriovisto Guimarães e Rui Cavallin Pinto (Conselho de Ética) e ainda Paulo Venturelli, Roberto Gomes e Adélia Maria Woellner (Comissão de Admissibilidade de Candidaturas).

SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO
Na última quinta-feira, dia 16, às 18 horas, no Auditório da Casa José Boiteux, a Academia Catarinense de Letras (ACL) realizou a Sessão Especial de Encerramento do Ano, em formato híbrido, presencial e ao vivo pelo canal da ACL no YouTube, com Painel Literário e palestra do acadêmico Umberto Grillo. O evento fez uma homenagem aos 50 Anos de Posse na Cadeira 22 do Ministro Luiz Gallotti, que teve como título: “Luiz Gallotti: Um Ministro Imortal”. Nota: Nascido no dia 15 de agosto de 1904, em Tijucas, Santa Catarina, o magistrado Luiz d’Assunção Gallotti morreu 24 de outubro de 1978, no Rio de Janeiro, RJ.

A ÚLTIMA
A Coluna de hoje é dedicada à jornalista e velha amiga Léia Alberti, autora dos livros “Porto União, 100 Anos”, “São Miguel da Serra, Tributo Aos Desbravadores”, “A Estrada Era o Rio, Centenário de Santa Cruz do Timbó” e “O Céu é o Limite” (História da Colônia Maratá), a ser editado…

Beira do Iguaçu, Dezembro de 2.021.
Odilon Muncinelli – ALVI, IHGPR e AJEBPR.