Milho no Monjolo – 14 de Janeiro de 2021

JORNAL CULTURAL
“Sou a jornalista Ivana Martins, escritora da Academia de Letras de Maringá, e coloco nosso Jornal Cultural a sua disposição. A partir deste ano o Jornal segue independente. Contamos com a sua colaboração. Segue um exemplar do Jornal Farol da Poesia. <faroldapoesia@gmail.com> ou (44) 9 9953-0020. Nota: Mensagem via e-mail datada do dia 04 deste mês.

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS
Em que momento da vida um menino vira homem? A transição é marcada apenas pela passagem dos anos ou tem relação com as escolhas que fazemos ao longo da vida? Estas são algumas das perguntas que o autor e professor universitário Marcos Vinícius De Bortolli responde em “Quando Meninos Viram Homens”, saga familiar contada em três volumes permeados por mais de 800 referências históricas.

HISTÓRIA DE HELGA
Acaba de vir a lume o livro “A História de Helga: Recordações de Uma Vida”, de Helga Eckert Lusa. Os filhos da Autora, Jaime Antônio Lusa e Gilberto Luiz Lusa assinam o Prefácio e a Capa, respectivamente. Motivada pelos ensinamentos amealhados na Faculdade da Terceira Idade (UNESPAR), ela escreveu: “No dia 8 de setembro de 2002 fiz um propósito: Narrar a história de minha vida, de minha família. Aí está: a realização de um sonho”. Nota: A Aldair agradece o exemplar. Sobre a Autora: Nascida no dia 28 de julho de 1930, em Erechim, Rio Grande do Sul, Helga Luiza Eckert Lusa mora em Porto União, Santa Catarina, desde o dia 09 de março de 1962. Congratulações da Coluna Milho no Monjolo.

ESCRITORES ADULTOS E JOVENS
A Casa das Rosas, que integra a Rede de Museus-Casas Literárias de São Paulo, abriu as inscrições para o curso livre de preparação de escritores, tanto para a categoria adulto quanto jovem. As inscrições serão feitas pelo site do Museu até o dia 05 de fevereiro próximo. O objetivo do curso é o exercício livre da criatividade por meio da palavra escrita. A proposta é que os escritores iniciantes recebam capacitação técnica e recursos para se profissionalizar. O curso é gratuito.

EDUCAÇÃO
Ainda neste ano (2022), a Rede Pública Municipal de Ensino de Porto União, Santa Catarina, contará com uma Escola Cívico-Militar. Uma grande conquista!

A ÚLTIMA
“Pessoas felizes jamais ficam velhas, elas amadurecem e iluminam numa proporção mais extensa, devido o vasto conhecimento. Ficar velho é opção, porém idoso feliz é consequência da idade que se reflete no semblante do olhar e do charme dos cabelos grisalhos onde predomina a sabedoria, o bom gosto e satisfação de gostar de fazer o que a gente gosta. Parabéns.”

Luiz Jorge Ulinik, no Livro de Rosto

Beira do Iguaçu, Janeiro de 2.022.
Odilon Muncinelli – ALVI, IHGPR e AJEBPR.