PRF recolhe pipas com cerol na BR-282

·
Atualizado há 5 anos

Polícia apreendeu pelo menos sete pipas (Foto: Divulgação/PRF).
Polícia apreendeu pelo menos sete pipas na Via Expressa em São José (Foto: Divulgação/PRF).

A Polícia Rodoviária Federal recolheu pelo menos sete pipas com linha com cerol na BR-282, conhecida como Via Expressa, em São José, neste domingo, 16.

Por volta das 16h, os policiais avistaram adolescentes empinando pipas às margens da Via Expressa, no km 5. Ao fazer a vistoria, foi constatado que as linhas das pipas tinham cerol, produto que representa grande risco para os ciclistas e motociclistas que transitam na área.

Cerol

O cerol é uma substância feita à base de cola e vidro moído, que tem a finalidade de cortar a linha de outras pipas adversárias em batalhas de pipas. Por isso, se torna extremamente cortante quando em contato com a pele, se tornando um perigo para motociclistas, ciclistas, pedestres, skatistas, aves e também outros animais que estejam ao redor de quem empina pipa com esse tipo de material.

O uso de cerol na linha das pipas é crime no Brasil, de acordo com os artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.  É indicado aos motociclistas que utilizem a antena corta pipa para se protegerem.