NÃO É SÓ NO RIO: Paraná também tem seus ‘Cristos’ famosos

A estátua do Cristo de União da Vitória é a segunda maior do Brasil, com 27 metros

Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução).
Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução).

O Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor, um dos seus cartões postais. Com as suas devidas proporções, algumas cidades do Paraná também tem suas estátuas de Cristo que, assim como no Rio, atraem turistas e são cercadas de histórias. O Turismo Bem Paraná separou oito estátuas de Jesus Cristo mais famosas espalhadas pelo Estado.

A estátua do Cristo de União da Vitória é a segunda maior do Brasil, com 27 metros, perdendo somente para a prima “famosa” carioca. O Paraná também abriga a maior estátua sacra de bronze da América Latina em Cornélio Procópio. E também tem Cristo rejeitado pela população. Isso mesmo. O chamado Cristo Libertador está hoje em Ibiporã, mas foi rejeitado por igrejas de outras cidades por ter sido considerado imoral.

O polêmico “Cristo Libertador” de Ibiporã
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

O “Cristo Libertador”, que mede 4,5 metros e pesa 380 kg, é certamente a estátua mais polêmica do Paraná. Ela está em Ibiporã desde 2014, mas a história dela é longa. A escultura feita de aço e latão tornou-se famosa pela polêmica que gerou, por retratar o Cristo desnudo, coberto por uma pomba que representa o Espírito Santo, e finalizada com um sol atrás de Jesus, representado Deus Pai.

O Cristo foi feita em Ibiporã pelo artista Henrique de Aragão, originalmente para compor o altar da Igreja Matriz de Colorado, na região de Maringá, e entregue em 1976, mas os fiéis acharam a estátua imoral. ela foi enviada à Londrina, e também não foi aceita pelas igrejas. Depois, na década de 90, ficou exposto na rotatória do CCH, na UEL, em Londrina, mas como foi retirado e estava esquecido em um barracão da universidade, a Fundação Cultural de Ibiporã e o artista decidiram pedi-lo de volta em 2012, e o trouxeram para Ibiporã, onde precisou ser restaurado para poder ser exposto novamente.

Em Guaratuba, morro do Brejatuba virou morro do Cristo
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A popular estátua do Morro do Cristo, em Guaratuba, é fruto de uma doação feita por Josefa do Amaral em 1953. A viúva do vice-presidente do Estado do Paraná, João Cândido Ferreira, doou a estátua do Cristo Redentor ao município. Posteriormente, o Morro do Brejatuba , local onde foi colocada a estátua, ficou conhecido como Morro do Cristo e tornou-se o lugar mais visitado de Guaratuba. imagem foi confeccionada por João Fedao e seu filho Iswaldo. Para facilitar o transporte até o alto do morro, a estátua foi produzida em dez partes.

No dia 23 de junho de 1953, foi realizada a festa de inauguração da imagem do Cristo no Morro Brejatuba.

Cristo de Santo da Antonio da Platina fica no Morro Bim
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Cidade centenária, hospitaleira, está localizada na região do Norte Pioneiro, a 363 km de Curitiba, ao lado de Jacarezinho, Guapirama e Barra do Jacaré. Santo Antonio da Platina é encontrado nos mapas desde 1896. Imigrantes que chegaram de Minas Gerais foram os fundadores de Santo Antônio da Platina.

O Morro do Bim é, certamente, um dos locais públicos mais visitados em Santo Antônio da Platina, oferecendo uma visão ampla da Cidade. É um ponto religioso e turístico, onde estão o Cruzeiro e a imagem do Cristo. Os cristãos procuram subir, principalmente a pé, meditando, fazendo orações e dentro do catolicismo, acontece a celebração de missa na Páscoa e procissão penitencial na Sexta-Feira Santa, entre outras programações.

Estátua de União da Vitória é a segunda maior do Brasil
(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

Erguida em homenagem ao padroeiro de União da Vitória, a estátua é a segunda maior imagem de Jesus Cristo no Brasil, e perde apenas para a do Rio de Janeiro. Com 27 metros de altura, fixado sobre um pedestal de seis metros, o monumento abriga uma capela. Para chegar até ela, é preciso subir 219 degraus. Está localizada em um dos pontos mais altos da cidade – o Morro da Cruz -, oferecendo uma visão privilegiada dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

Cristo Redentor de Francisco Beltrão
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A estátua é o principal atrativo religioso da cidade e recebe grande número de visitantes anualmente, mas é na semana santa, que os peregrinos de toda a região, sobem o Morro do Calvário. O morro já era local defé desde a Gruta Nossa Senhora de Lourdes finaugurada em 19/01/1961. Em 1990, o então prefeito Nelson Meurer, comprou uma estátua do Cristo Redentor, diretamente da fábrica em Campinas, interior de São Paulo. Em 17 de abril de 1992, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada após missa solene, presidida pelos padres Natalício Weschenfelder e Afonso de Nijs, na capela do pedestal, na presença de autoridades políticas e da comunidade. Localizado no Bairro da Cango, local onde os devotos fazem suas peregrinações. Do alto do morro tem-se uma das mais belas vistas da cidade.

Jesus de Santa Helena tem 12 metros
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A obra da estátua de Jesus Cristo de Santa Helena foi iniciada em 1999, no mandato do prefeito Silom Schimt, com previsão para ser inaugurada no ano de 2000 quando a cidade completaria 33 anos, a idade de Cristo; mas devido a inúmeros atrasos de ordem de planejamento, sua inauguração foi em 31 de dezembro de 2004, no último dia de mandato do então prefeito. O local possui capela para as orações e uma réplica de 1 metro de altura no seu interior. A estátua tem 12 metros de altura. É a maior estátua de bronze da América Latina. Conta com rampa, para auxiliar a subida dos visitantes e fiéis. A vista é admirável, já que Santa Helena fica em um local alto.

A pequena Nova Itacolomi também tem sua estátua
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Nova Itacolomi é uma pequena cidade a 79 quilômetros de Londrina. Com apenas 2800 habitantes, foi criada quando avanço da cafeicultura e da ferrovia, nas primeiras décadas do século XX, marcaram a ocupação da região Norte do Paraná. Mas tem uma estátua de Jesus Cristo que em atrai turistas. A estátua, com oito metros, é a segunda, porque foi substituída por uma nova em 2011. Fica no morro que possui seu acesso na BR-376 (vulgo Rodovia do Milho), bem próximo a saída da cidade de Novo Itacolomi-Borrazópolis.

Em Cornélio Procópio, a maior estátua sacra de bronze da América Latina
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A cidade de Cornélio Procópio abriga a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com 14,9 metros de altura e 3 toneladas. A construção do Monumento iniciou-se em 1957 e terminou em 1958, na Gestão do Prefeito Dr. Reinaldo Carazzai, sendo escultor o Sr. Arlindo Castelani de Carli (SP). A vista é muito bonita, e fica no Alto da Avenida XV de Novembro, bem no centro da cidade.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta