Localizada nas proximidades do Passeio Público, entre as Ruas Barão do Serro Azul e Riachuelo, no início da Estrutural Norte. O nome da praça e seu conjunto escultural representam a data da Emancipação Política do Paraná em 19 de dezembro de 1853. O obelisco foi erigido em comemoração ao Centenário desta data, em 1953.

O “Homem Nu”, de autoria de Erbo Stenzel, representa o Paraná emancipado sem medo do futuro. A “Mulher Nua”, de autoria de Humberto Cozzo, que originariamente ficava no fundo do Palácio Iguaçu, foi trazida para a praça a fim de complementar o conjunto e representar a Justiça.

O biombo possui dois painéis, um de Poty Lazzarotto, em azulejos, representando a evolução política do Estado e o outro, de Erbo Stenzel, em alto relevo, representando os ciclos econômicos do Paraná.

 “Mulher Nua”.
 Criada por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, a escultura da mulher nua representa a Justiça e foi projetada para ficar na frente do Tribunal do Júri.

O monumento foi inaugurado em 15 de junho de 1955 no Centro Cívico, e expulso para os fundos do Palácio Iguaçu pelos desembargadores e juízes da época que a consideraram um atentado ao pudor.

Em 30 de agosto de 1972, a estátua da mulher nua, que estava esquecida nos jardins do Palácio Iguaçu, foi levada para fazer companhia ao Homem Nu da Praça 19 de Dezembro, mediante pressão popular. Tanto Erbo Stenzel quanto Bento Munhoz da Rocha Netto não concordaram com a remoção.

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