Ponte de Guaratuba

Projeto da Ponte de Guaratuba: próximo passo será a licitação dos projetos e execução da obra. (Foto: Arnaldo Alves/AEN)


O projeto da Ponte de Guaratuba está em ritmo acelerado,  a proposta entrou na segunda fase. Especialistas estão na região para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e ações preliminares de engenharia para implantação do modal. Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra.

A ponte terá largura total útil de 16,90 m e total de 20,30 m, considerando as passarelas de serviço.  “Há décadas se discutia a construção da ponte, mas só agora estamos conseguindo avançar com esse empreendimento, que vai mudar a cara do Litoral e reforçar o potencial turístico das nossas praias”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry-boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão.

Mínimo regional
Em 2022, o salário mínimo regional do Paraná completará 16 anos em vigor. O Paraná tem o maior piso regional do País, garantindo uma remuneração justa para 1,5 milhão de trabalhadores e servindo de estímulo para a economia do estado. A proposta de criação de um salário mínimo regional para os trabalhadores paranaenses nasceu na Assembleia Legislativa do Paraná e rapidamente ganhou o apoio do Governo do Estado, dos trabalhadores e também do setor produtivo.

Emprego no PR
O Paraná encerrou 2021 com a abertura de mais de 200 mil novos postos de trabalho formais. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, até novembro de 2021 foram criadas 196.143 novas vagas com destaque para a indústria e comércio. A maioria dos novos postos foi ocupada por mulheres com idade entre 18 e 24 anos. Para 2022, a previsão é ainda melhor. Só nos primeiros dias do ano, as Agências do Trabalhador do estado ofertavam mais de 3 mil vagas de emprego.

‘Poderosas do Agro’
Levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, mostra que houve aumento de 10,42% em ocupações femininas no mercado de trabalho do setor de agronegócio na comparação entre os segundos semestres de 2021 e 2020. Em 2021, a revista Forbes lançou a lista “100 Mulheres Poderosas do Agro”, reunindo importantes nomes de produtoras, líderes e profissionais do agronegócio que se destacam no setor. No total, seis mulheres do Paraná são citadas na lista.

Mais votado
O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) destinou mais de meio milhão em emendas parlamentares para o município de Guaraqueçaba. Caputo foi o deputado estadual mais votado no município. O parlamentar explica que a atenção despendida ao município vem de tempos, desde que atuava como secretário Estadual de Saúde. “Enquanto secretário investimos mais de 25 milhões em benfeitorias para o municípios de Guaraqueçaba”, disse.

Eleições disciplinadas
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma série de resoluções que vão disciplinar as eleições deste ano, em que serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados. Ao mesmo tempo em que amplia o número de urnas sujeitas a auditoria, a Corte indica que não vai tolerar ataques ao equipamento. A resolução do TSE também aperta o cerco contra a desinformação que atinja a integridade do processo eleitoral.

Desinformação
Para coibir a propagação de fake news, o TSE passou a considerar como agravante a transmissão de informação por meio de redes sociais, inclusive em tempo real, ou envolver menosprezo à condição de mulher ou sua cor, raça ou etnia. A pena-base para a propagação de mentiras é de quatro meses a um ano, mas pode ser ampliada em um terço ou pela metade se forem verificadas estas hipóteses estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Não está difícil!
A presidente do Podemos, Renata Abreu, disse que Sergio Moro tem boas chances de chegar ao segundo turno das eleições presidenciais. “Não está difícil Moro chegar ao segundo turno, porque a maioria dos eleitores não querem nem um Lula e nem outro Bolsonaro. O que precisa é as pessoas verem que tem um candidato com potencial. Se Moro crescer cinco pontos, e o Bolsonaro cair cinco pontos, eles estão em empate técnico.”

Carros eletrificados
O mercado brasileiro de carros eletrificados (elétricos, híbridos plug-in e híbridos) cresceu 77% em 2021 no comparativo com o ano anterior, somando 34.990 unidades. Desse volume, 2.850 são 100% elétricos, o que representa aumento de 255% ante as 801 unidades vendidas em 2020. A frota total de automóveis e comerciais leves eletrificados rodando no Brasil chega a 77.259 unidades, número que não inclui, portanto, caminhões e ônibus.

Vacinação
Governadores querem iniciar o debate (ou embate) com o governo federal e a comunidade científica sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças a partir dos quatro anos de idade. O assunto está sendo tratado com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e será levado até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), à Fiocruz, aos comitês científicos e aos laboratórios. A ideia de estender a aplicação para as crianças de quatro anos respeita a idade de início da vida escolar dos pequenos.

‘Uso político’
Após passar três dias internado devido a uma obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta nesta quarta-feira, 5. Ao ser liberado, o chefe do executivo afirmou esperar que a Polícia Federal aprofunde as investigações sobre a facada da qual foi vítima na campanha de 2018, em Juiz de Fora (MG) e citou o ‘uso político’ do atentado para criticar os adversários. Nesta semana, a PF designou o delegado Martin Bottaro Purper para assumir o inquérito sobre o atentado.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Visite nosso site: http://www.adipr.com.br/