Porto União interdita bicas por presença de bactéria; veja quais

A Prefeitura de Porto União informou nesta segunda-feira, 18, que interditou temporariamente as bicas conhecidas como Santa Rosa e Jung, situadas na Avenida Santa Rosa, e a do bairro Monte Líbano, situada na Rua José Kretschek.

A medida foi adotada após análises recentes da água realizadas pelo Laboratório LACEN-SC identificarem a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli), tornando a água imprópria para o consumo humano e animal. A ingestão de água contaminada pode causar problemas de saúde, como gastroenterite, diarreia, dores abdominais e outros sintomas gastrointestinais.

Porto União interdita bicas por presença de bactéria; veja quais

Foto: Prefeitura de Porto União

“Como nós detectamos? Nós tivemos moradores reclamando. Apesar dessas nascentes, desses córregos [estarem] em terrenos particulares, privados, nós fizemos uma coleta dessas águas, e enviamos para o laboratório central do estado em Florianópolis, e recebemos o resultado sexta-feira agora de que essa água é imprópria para consumo. Que que foi encontrado nessa água? Uma bactéria chamada Escherichia Coli. Que que é essa bactéria? Essa bactéria é um hospedeiro que nós temos na matéria fecal, no intestino de humanos e alguns animais e essa água é imprópria causando diarreias, gastroenterolites, vômitos, dores abdominais, náuseas, tonturas, mal-estar, desidratação e por aí vai alguns sintomas”, explicou  o prefeito de Porto União, Juliano Hassan.

Foto: Prefeitura de Porto União

“Nós estaremos notificando as áreas correspondente aos proprietários para que tomem as devidas ações, através da nossa vigilância sanitária, com a proteção das fontes, de córregos, nascentes, para que nós tenhamos a proteção devido. Quando vamos liberar? Volto a repetir para vocês, são terrenos privados aonde iniciamos, estaremos notificando os proprietários, faremos análise e constante. Até então, não iremos lacrar. Não iremos lacrar a interrupção ou o fluxo de água, mas a população precisa saber que nessas três bicas é imprópria para consumo”, completou o prefeito.

A interdição é preventiva e visa garantir a segurança e a saúde da população. Novas análises serão realizadas, e as bicas serão liberadas somente após a confirmação de que a água está própria para o consumo.

Para mais esclarecimentos e orientações, a população poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, presencialmente ou pelo telefone/WhatsApp (42) 3135-7507.

Foto: Prefeitura de Porto União