Avanço da vacinação permite novo calendário de shows e eventos em SC

O avanço da vacinação e a queda no número de casos ativos de Covid-19 criam condições para que Santa Catarina se aproxime cada vez mais da volta à vida normal em curto prazo. Conforme os dados da Secretaria da Saúde, cerca de 80% da população catarinense vacinável já recebeu ao menos uma dose e mais de 50% já fechou o ciclo de imunização. A projeção Eduardo Macário, diretor de Vigilância Epidemiológica, é de que até o final de novembro 90% ou mais já tenham concluído o processo de vacinação, o que permite sonhar com um verão como nos velhos e bons tempos. Diante deste quadro, o governador Carlos Moisés editou o Decreto 1.486/2021 onde definiu  um calendário para retomada gradual e monitorada de shows e eventos a partir de 1º de outubro. A medida contempla eventos corporativos, feiras de negócios, shows e entretenimento. Também estão incluídos os eventos sociais, que são aqueles sem cobrança de ingresso, como casamentos, aniversários, bodas e confraternizações. “A imunização e o regramento das atividades nos permitem preparar Santa Catarina para a temporada de verão”, confirma o governador.

De acordo com o cronograma apresentado, de 1º a 31 de outubro ficará permitida a realização de eventos com ocupação simultânea de até 60% da capacidade do ambiente; de 1º a 30 de novembro, a ocupação desses espaços pode chegar a 70%; e de 1º a 31 de dezembro, estarão permitidos eventos com 80% de público dentro do mesmo ambiente. As pistas de dança seguem fechadas, mas o governo promete para logo uma nova portaria com as regras.

O decreto editado nesta quinta-feira, 23, estabelece o cumprimento do protocolo chamado Evento Seguro para mais de 500 participantes. A exigência para a participação é ter esquema vacinal completo  ou laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 horas; ou Pesquisa de Antígeno por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado negativo. Além de tudo, o plano deverá ser aprovado pelo município. Enfim, o velho normal se aproxima.

Decreto estabelece um calendário de retoma de eventos e shows em SC | Foto Divulgação/Secom

Voltar para matérias