COLUNA PELO ESTADO: Jorginho irá a ato de Bolsonaro

Após ter divulgado que não iria ao ato convocado pelo presidente de honra do PL e ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o governador Jorginho Mello voltou atrás e confirmou sua presença no evento. Para tanto, irá encurtar a missão que está fazendo aos Emirados Árabes em um dia.

Jorginho irá a ato de Bolsonaro

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O ato convocado por Bolsonaro nas redes sociais, e que será realizado na Avenida Paulista, no próximo dia 25, será para ele se defender das acusações de estar planejando um possível golpe enquanto presidente do país. E para dar peso ao evento, precisa contar com seus principais apoiadores, sendo Jorginho Mello um deles. O governador de Santa Catarina já foi, inclusive, cotado para suceder Bolsonaro, que ainda estará inelegível, nas próximas eleições.

Enquanto isso, em Dubai, a comitiva catarinense formada pelo governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), os secretários de Articulação Internacional, Juliano Froehner, da Fazenda, Cleverson Siewert, o deputado Antídio Lunelli e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes, segue buscando investimentos para o Estado.

Nesta segunda-feira, 19, durante a primeira reunião da Missão Internacional no Ministério do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, o ministro Thani Zeyoud demonstrou interesse em investir no setor de infraestrutura de Santa Catarina. O governador aproveitou para apresentar pontos de interesse do Estado para parcerias estratégicas e colocou o governo à disposição para firmar acordos com o país árabe. As principais áreas apresentadas são investimentos nos portos de SC e, em especial, na ampliação da malha estadual de ferrovias.

Uma comitiva dos Emirados Árabes deve vir a Santa Catarina no mês de novembro verificar as oportunidades de investimento.

Governadora em exercício

A vice-governadora Marilisa Boehm assumiu o governo do Estado interinamente no último sábado, substituindo o governador Jorginho Mello, que cumpre missão oficial em Dubai e Abu Dhabi até dia 25 de fevereiro. No período, como governadora em exercício, além das agendas na Capital, ela estará em dois eventos no interior de Santa Catarina.

Foto: Eduardo Valente

Na manhã do próximo sábado, 24, Marilisa vai à Serra catarinense, onde participa da tradicional cerimônia de abertura da Safra Nacional da Maçã, em São Joaquim. Mais tarde, a partir das 19h30, ela estará no Oeste, para a abertura oficial da 20a ExpoFemi, a Festa Estadual do Milho, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. E na próxima quarta-feira, 21, irá lançar dois editais de estímulo à participação feminina no empreendedorismo, na ciência, na tecnologia e na inovação. Ao total, serão destinados R$ 5 milhões para a terceira edição do programa Mulheres+Tec e para a primeira edição Mulheres+Pesquisa.

Inteligência artificial no MPSC  

Uma ferramenta de inteligência artificial agora faz parte da rotina do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O MS Copilot é um assistente virtual capaz de produzir textos, resumir documentos e fazer pesquisas on-line com resultados confiáveis, indicando as fontes. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destaca que a ferramenta de última geração vai proporcionar uma grande transformação na rotina de trabalho do MPSC, em termos de agilidade e resolutividade. “Utilizar essa ferramenta em favor da sociedade nos proporcionará ainda mais eficiência na concretização da nossa missão institucional”, afirma Trajano.

Hospitais filantrópicos

As entidades hospitalares de SC já estão discutindo a renovação das concessões de incentivos de ICMS na fatura de energia para os hospitais catarinenses que atendem pelo SUS. Dirigentes da AHESC e da FEHOSC levaram o pleito ao presidente da frente parlamentar em defesa da saúde dos catarinenses na ALESC, o deputado José Milton Scheffer. O convênio que garante a isenção está perto de vencer, em abril, e por isso há a necessidade de já articular esta ação. Em encontro recente com o deputado José Milton, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, já se mostrou favorável à prorrogação.

Prêmio de Inovação

A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) vai dar a largada para a edição 2024 do Prêmio AEMFLO de Inovação na próxima quinta-feira, 22. As novidades da segunda edição, a abertura das inscrições e o nome do palestrante destaque para a premiação serão anunciados em evento para convidados na sede da AEMFLO e CDL de São José. Empresas associadas terão a oportunidade de verem suas iniciativas inovadoras reconhecidas e destacadas na edição de 2024. Podem participar empresas de todos os tamanhos, áreas e segmentos de atuação, desde que associadas até 15 de março. As inscrições começam a partir da data do lançamento e a entrega do prêmio acontecerá no dia 18 de abril com evento para mais de mil pessoas na Arena Opus.

Bruno Souza no PL

Após romper de forma pouco amigável com o Novo, Bruno Souza filia-se ao PL, partido do governador Jorginho Mello. E em sua chegada ao partido foi recebido pela elite catarinense peelista, que conta com a vice-governadora Marilisa Boehm, os deputados federais Daniel Freitas, Daniela Reinehr, Jorge Goetten e Zé Trovão, o deputado Ivan Naatz e o Secretário de Segurança Sargento Lima, o secretário estadual de Agricultura, Valdir Colatto, além dos vereadores Gabrielzinho, Maryanne Mattos, Gemada e Bericó. Bruno souza chega ao partido como forte candidato à prefeitura da Capital.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias