SC tem metade da população vacinável com duas doses

Dados apresentados pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) aumentam a esperança de que em novembro voltaremos senão à normalidade, ao menos perto dela, conforme prevê o Eduardo Macário, diretor de Vigilância Epidemiológica. Segundo a pasta, nesta segunda-feira, 20, Santa Catarina alcançou a marca de 50% da população adulta vacinada com as duas doses – considerando quem está apto a receber os imunizantes. Ao mesmo tempo, há registros de redução no número de mortes pela Covid-19. Das 295 cidades catarinenses, 204 não registraram óbitos em setembro. Esse número representa cerca de 70% de todo o estado. Apenas 91 municípios tiveram mortes por Covid-19 até a última sexta-feira, 17. Algumas cidades, como Ibiam, Irati, Lacerdópolis, Lajeado Grande, Leoberto Leal, Nova Itaberaba, Salto Veloso e São Bonifácio não têm desde março. Cunhataí e Presidente Castello Branco, desde fevereiro.

A melhora também é vista no mapa. Conforme a Matriz de Risco Potencial divulgada no último sábado, 18, pela segunda semana consecutiva apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo. Outras quatro regiões apresentam risco grave e 11 risco potencial alto, o que significa avanço em relação à classificação do boletim divulgado no dia 11. Na ocasião, além da região Nordeste em estado gravíssimo, sete regiões apresentaram risco grave e oito risco potencial alto.

O cenário se traduz na ocupação dos leitos UTI. Para quem viveu o drama de ter em média 90% ocupado, a taxa atual de 65,54% merece comemoração. De todas as regiões, as que mais preocupam são Planalto Norte e Nordeste, ainda com 89,87%. As demais sustentam índices razoáveis: Grande Oeste (68,75%), Grande Florianópolis (66,08%), Meio Oeste e Serra Catarinense (59,91%), Foz do Rio Itajaí (54,12%), Vale do Itajaí (53,52%) e Sul (50,85%).

SC alcançou 50% da população adulta vacinada com as duas doses da vacina, considerando quem está apto a receber as doses | Foto Divulgação/Secom

Voltar para matérias