Espaço Cultural: “Reconhecer e Agradecer”

Em final de ano penso que os melhores presentes vêm em forma de gentilezas, sejam de familiares, amigos, instituições e muitas vezes daqueles que não esperávamos.

Embora o ano que finda tenha deixado tristeza pela ausência de amigos queridos que já estão no outro lado da vida, pelo percalço dos moradores devido as intempéries principalmente no sul do País, as lutas pela posse de terras no mundo, vivemos momentos de alegria e prazer.

Prazer em participar de acontecimentos muito importantes para a sociedade dessas duas cidades e que não devem ser esquecidos.

Participamos do lançamento do livro “POESIAS FEITAS COM AMOR”, de Andrea Rocha, aluna há mais de dez anos da APAE de Porto União.

Com deficiência intelectual moderada, dificuldade importante na comunicação, nas relações sociais e na aprendizagem, mas com uma vontade firme de fazer a diferença na sua vida e na dos que a rodeiam, Andrea era só alegria.

Espaço Cultural: "Reconhecer e Agradecer"

Com o apoio do presidente, da diretora, professoras e produtor cultural daquela instituição, na esperança que representa o sonho acordado, a aluna  realmente pode realizá-lo.

Na Semana da Leitura na Escola Cívico Militar do Núcleo Educacional João Fernando Sobral, tive a ventura de ser homenageada como poeta, juntamente com Odilon Muncinelli (in Memorian) representado por sua esposa Aldair, Caio Ricardo Moreira e Walterlin Forostecky Kotarski .

Uma bela solenidade, onde cada homenageado teve o prazer de ouvir uma de suas poesias  declamada  por alunos do estabelecimento. Não posso deixar de citar  “Velho Tema”,  que fiz há algum tempo, declamada por Poliana Kocziki de Souza, surpreendentemente vestida como se fora a principal personagem do poema. Sua interpretação, dadas a expressão gestual e entonação vocal, mereceu muitos aplausos.

Também para cada um dos homenageados, alunos, numa demonstração de carinho, construiram uma poesia personalizada, assinada pelo autor e, caprichosamente, emoldurada. Tive a honra de recebê-la da poetiza Gabrely Felix, onde deixa transparecer seu apreço e sua admiração, sentimentos que me  envaidecem.

Uma palestra dirigida principalmente aos pais que, em grande número, honraram com suas presenças o evento, fez o fechamento da noite.

Ainda devo lembrar aqui e agradecer a cortesia deste Jornal pelo convite para a confraternização promovida, sempre ao final de cada ano, num ambiente de muita descontração e alegria, na certeza de que em 2023 a reunião não será diferente.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias