Por Therezinha Leony Wolff

Comunidade dos Apóstolos (1986 – 1922) Em Porto Vitória os primeiros alemães, que chegaram em 1886, receberam mais tarde, lá por 1890, a visita do pastor Otto Kuhr e do senhor Hans Clausen. Vieram de canoa, pelo rio Iguaçu, com o propósito de averiguar como estavam os imigrantes em relação a prática religiosa dos luteranos …

Espaço Cultural: Comunidades de Fé

O termo comunidade usualmente é para designar um grupo de pessoas que vivem numa área geográfica, urbana ou rural, com a mesma cultura e história, sob um governo comum. Dependendo da homogeneidade do grupo, quanto a sua formação e interesse, o termo é amplo e tem denominação específica. Quando nos referimos a um grupo que …

Espaço Cultural: História da Nossa Gente
Espaço Cultural: História da Nossa Gente

Vamos falar, orgulhosamente, da comemoração dos 200 anos da Presença Luterana no Brasil e 140 anos no Vale do Iguaçu, comemoradas no último final de semana através do espetáculo encenado com o título do qual nos valemos para este espaço. Em duas noites consecutivas, após esforçados trabalhos da comissão responsável em organizar o histórico roteiro, …

Espaço Cultural: José Zito é Homenageado

“A arte é força imanente. Não se compra não se aprende, nasce e morre com a gente.” Com esse pensamento justificamos a importância de uma associação que, reunindo pessoas dotadas de dons artísticos possibilita, não somente uma auto realização como também favorece a obtenção de recursos econômicos e preservação da cultura. E aqui, cumpre-nos dizer …

Espaço Cultural: Biografia Aluizio Witiuk

Por ocasião de Inauguração da Praça do Professor, construída pela Prefeitura Municipal de Porto União, na Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, fui incumbida de fazer a apresentação do homenageado, professor Aluizio Witiuk, grande mérito para mim que fui uma de suas professoras. Pesquisando um pouco sobre sua vida, cumprimentei-o prazerosamente com o seguinte texto: Vivíamos um …

Espaço Cultural: Terá sido tudo em vão?

Tantos como eu, consideramo-nos parte de uma geração que se beneficiou com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial em defesa da democracia e da liberdade. Causa-nos grande preocupação a situação conflitante de valores vividas atualmente em nosso País. Embora com pouca idade e longe dos fatos ocorridos, aprendemos desde então, …

Espaço Cultural: Lions e Laços de Amor – Parceria que deu certo
Espaço Cultural: Lions e Laços de Amor – Parceria que deu certo

Um evento preparado com esmero pela Associação Laços de Amor Down e Lions Clube, ambos de União da Vitória, reuniu aproximadamente 380 pessoas no salão de festas da Catedral Sagrado Coração de Jesus para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esse ano, com programação extensa, sendo o primeiro almoço da Associação juntamente com …

Espaço Cultural: Clube Ginástico

A marchinha “O Orvalho Vem Caindo”, fizera tremer os salões dos clubes Vitória, Apolo e Operário no início de fevereiro de 1934. Muitos os foliões que agitando-se entre confetes, serpentinas e lança-perfume, sentiram a necessidade de alguns exercícios que lhes revigorassem o físico para as lides diárias. Assim um grupo, tendo a frente o senhor …

Mulheres que fizeram a História
ESPAÇO CULTURAL: Mulheres que fizeram a História

Em sua quarta edição, “Mulheres que fizeram a História“, projeto que homenageia,  in memoriam, na Praça da Mulher, aquelas que se notabilizaram por seu trabalho, atuante nos vários setores da região iguaçuana, foi realizado pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), no último 08 de março do corrente ano, Dia Internacional da Mulher. A …

Espaço cultural: imigrações Alemã e Italiana
Espaço cultural: imigrações Alemã e Italiana

Eles, os imigrantes, vieram para o Brasil atravessando o oceano e, se parafraseassem a carta do Descobrimento, poderiam dizer “por mares nunca antes navegados”. Atualmente, quantos ainda são os descendentes desses imigrantes que, nos diferentes setores da Nação, trabalharam e trabalham pelo crescimento da população e o desenvolvimento do Brasil. Das primeiras correntes imigratórias, nesse ano …

Espaço Cultural: Nossos Guardados

As vezes me pergunto por que escrevemos sobre pessoas, suas vidas, e não sobre nós mesmas. Coisas que vivemos, vivenciamos e não dividimos. Timidez? Humildade? Presunção? Egoísmo? Modéstia? Talvez um pouco de tudo que não nos compete explicação. Na semana que antecede o Carnaval lembro-me de citar algumas fantasias, que desde cedo pude apreciar, em …

Espaço Cultural: “Reconhecer e Agradecer”

Em final de ano penso que os melhores presentes vêm em forma de gentilezas, sejam de familiares, amigos, instituições e muitas vezes daqueles que não esperávamos. Embora o ano que finda tenha deixado tristeza pela ausência de amigos queridos que já estão no outro lado da vida, pelo percalço dos moradores devido as intempéries principalmente …

dança cigana
Espaço Cultural: “Dança Cigana”

Ciganos, sempre soubemos, é povo nômade, que se desloca  pelo mundo, tem pouca escolaridade, não possui um idioma escrito e também um emprego. Esses motivos  contribuíram  para a sua discriminação na  sociedade. Em nossa infância por aqui, quando a área urbana era menor, os acampamentos de ciganos ficavam bem próximos ao centro. Proximidade que fazia evitarmos …

Artigo: Homenagem a Regina Maris Stelmachuk Lazier

Uma notícia alvisareira chegou ao Lions Clube de União da Vitória, no último mês de abril. A importante Comenda Branca Fajardo, instituída pela Associação Internacional de Lions Clubes, Distrito Múltiplo LD – AL 2022/2023, seria entregue, pela vez primeira, a uma mulher, Companheira Leão ou Domadora. Um perfil da escolhida, feito pelos integrantes do Lions, …