Desacomode-se: corpo humano foi feito para se movimentar!

Foi em 1553 que o médico espanhol Cristóbal Méndez publicou “El libro do exercicio corporal y sus provechos” (O livro do exercício físico e seus benefícios), considerada a primeira obra dedicada inteiramente a prática esportiva.

Desacomode-se corpo humano foi feito para se movimentar!

Foto: reprodução

Já a palavra Educação Física tem suas origens mais remotas da história que datam 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, além do caráter guerreiro.

Entusiasta desse processo histórico, social e político da evolução da Educação Física, o profissional da área no Vale do Iguaçu, Waldir Aliot Junior, defende que o corpo humano foi feito para se movimentar. Para Waldir, que está há 35 anos na área, os benefícios da atividade física são incontestáveis. Ele é formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Emagrecimento, Gestante, Idosos, Hipertensos, Diabéticos e Cardíacos; também com vários cursos de especialização e atualização, inclusive no exterior. “É uma honra me especializar nessa área tão importante. É fato que a Educação Física é vista atualmente como agente de saúde, estética, recuperação física, dentre outras atribuições”, diz.

+ O Comércio: “Juiz, se eu não voltar com meu ex, ele tem o direito de ficar com os meus filhos?”

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, analisou a percepção dos entrevistados sobre o seu estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal. Durante o ano, 30,1% dos brasileiros com 18 anos ou mais praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer – 34,2% dos homens e 26,4% das mulheres. Seis anos antes, em 2013, a média foi de 22,7%, enquanto os percentuais de homens e mulheres foram de 27,3% e 18,6%, respectivamente.

Desacomode-se: corpo humano foi feito para se movimentar!

Segundo Waldir são considerados indivíduos fisicamente ativos aqueles que realizam qualquer prática de atividade física fora do âmbito da escola ou trabalho, por exemplo, por mais de 150 minutos (para atividades consideradas moderadas) ou 75 minutos (para atividades consideradas vigorosas) na semana. “A tendência dos seres humanos é ficar encostados, se acomodar em razão da correria do dia a dia. É normal que as pessoas falem: “Ah! Hoje eu não vou fazer nada, estou cansado, fadigado; vou deitar no sofá e lanchar” (risos). Infelizmente isso é uma tendência. O sedentarismo é o mal do século. Porém, eu tenho dito que o corpo humano foi feito para se movimentar. Quanto mais, melhor os seus benefícios”, afirma.

Entre as atividades físicas moderadas podem ser citadas a caminhada, musculação, hidroginástica, dança, entre outros. Como exemplos de atividades físicas vigorosas, temos: corrida, basquete, futebol, ginástica aeróbica, tênis, entre outros.

De acordo com o educador físico, os hábitos saudáveis na alimentação também contribuem para o resultado do corpo. “O que é saúde? Não é só a ausência de doença, mas sim o bem estar físico, mental, social e espiritual. É uma sensação de bem-estar realizar exercícios de maneira equilibrada e ajustada. O nosso corpo libera vários hormônios que induzem a sensação de tranquilidade, suavidade e relaxamento”, pontua.


Curiosidades

– OMS recomenda que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação.

– Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

– São consideradas sedentárias as pessoas que não praticam nenhuma atividade física, lembrando que essa atividade não está necessariamente ligada a uma prática esportiva ou a um exercício físico.


Saiba mais

Waldir Aliot Junior é o mais novo colunista da CBN Vale do Iguaçu – 106.5 FM. Nas segundas-feiras, às 10h50, ele apresenta a coluna CBN Saúde e Bem Estar. Entre os temas, trará a importância sobre a necessidade da prática esportiva, exercícios mais indicados, indicações de profissionais, entre outros. A coluna estreou no dia 28 durante o programa CBN Manhã de Notícias.

Desacomode-se: corpo humano foi feito para se movimentar!

Waldir Aliot Junior é o mais novo colunista da CBN Vale do Iguaçu. Foto: arquivo pessoal

Voltar para matérias