Por Walber Guimarães Junior

Todos sabem que o orçamento brasileiro é muito maior, todavia sobram apenas 221 bilhões para obras e ações que podem, de maneira efetiva, reduzir o custo Brasil e melhorar a qualidade de vida da população. Poderia ser muito mais. Todavia, temos custos surreais decorrentes de nossas deficiências e mazelas da nossa política e do instável …

OPINIÃO: "Política , território dos ricos"
OPINIÃO: “Política , território dos ricos”

Em ano de eleição municipal, porta de entrada do cidadão comum para a política, persiste a dúvida; política é território exclusivo de milionários? Vamos conversar e tentar responder esta questão que tanto aflige os candidatos estreantes. É lógico que a questão não comporta uma única resposta, fechada, mas, no mínimo, é importante informar que os …

Opinião: “Cobertor curto + personalismo = tragédia na gestão pública”

Por gentileza, dá um desconto, engenheiro adora equação. Mas, se você analisar comigo, verá que esta equação, diferente daquelas da escola, não complica, mas explica muita coisa. Peço que me acompanhe no raciocínio. Existem muitas demandas na área da educação, talvez seja difícil eleger a mais importante, mas acredito que a escola em tempo integral …

Tempos de intolerância
Opinião: “Tempos de intolerância”

Convido você a pensar comigo. Tenho observado, com frequência crescente e em muitos países espalhados pela aldeia global, que se está se estabelecendo um padrão diferente para duas situações que deveriam ser complementares. É necessário um discurso radical, de qualquer ordem, para obter aprovação eleitoral, mas, ao chegar ao poder, vindo de qualquer espectro ideológico, …

Foto: Walber Guimarães Junior
OPINIÃO: “Teatro dos poderosos”

Julgo fundamental que não se permitam distorções nos fatos de 8 de janeiro; foi uma tentativa de golpe articulada em minúcias por gente que entende de estratégia, contou com profissionais treinados que souberam conduzir centenas de brasileiros de boa índole que, movidos pela paixão política, cometeram atrocidades contra o patrimônio público. Primeiro registro deste texto; …

Opinião: “CPI da Batina, uma ofensa ao trabalho voluntário”

Milhões de brasileiros dedicam muitas horas de sua vida para ajudar o próximo, exercendo a principal missão do ser humano que tem valores cristãos, buscando o resgate da dignidade de pessoas que, por diversas razões, vagam pelas ruas, sem expectativas ou entregues às drogas. São heróis anônimos que lutam para suprir a ineficiência do Estado …

Opinião: “Direita x Esquerda não é o jogo principal de 2024”

Sempre que houver eleições, o confronto entre os dois polos será evidente, mas, basta observar o histórico, não é esta questão que está no centro das decisões de voto nas eleições municipais. Importante observar que o conjunto de fatos relevantes em centros maiores é diferente dos pequenos e médios municípios. O candidato nos grandes centros …

Opinião: "Instrumentos para aprimorar nosso presidencialismo"
Opinião: “Instrumentos para aprimorar nosso presidencialismo”

Em especial nas últimas décadas, construímos um senso comum que nosso regime de presidência de coalizão está muito longe de um modelo que conduza ao aprimoramento de nossas instituições e mereça a aprovação do cidadão comum. Acredito que, sem alterar o regime, precisamos buscar nas ferramentas do parlamentarismo, instrumentos que nos ajudem a superar os …

Opinião: "STF decreta constrangimento à liberdade de expressão"
Opinião: “STF decreta constrangimento à liberdade de expressão”

Basta um rápido olhar para a história dos países latino-americanos para entender a importância da liberdade de expressão. Nesta região, cujos países alternam entre 180 e 200 anos de independência, na maioria deste período, o comando oscilou entre ditaduras e regimes militares, sempre marcados pela intensa repressão à liberdade expressão e, nos períodos menores, mas …

Opinião: “Voto distrital, o resgate da democracia representativa”

Basta uma verificação detalhada nos resultados das últimas eleições proporcionais para saltar os olhos uma constatação óbvia; os eleitos são cada vez mais previsíveis, por conta de um conjunto de fatores que se somam e comprometem a representatividade. Por ora, me limitarei às variáveis mais evidentes e as apresentarei de forma sucinta. A organização das …

Conservadorismo forte, mas bolsonarismo em risco
Opinião: “Conservadorismo forte, mas bolsonarismo em risco”

O explosivo julgamento que o STF promove atualmente dos réus do 8 de janeiro pode ter muitos condenados, mas parece cada vez mais cristalino que a vítima maior não está presente; Jair Bolsonaro pode estar vivendo seu epílogo político, embora o movimento que representa, o conservadorismo, não será afetado por nenhuma das sentenças a serem …