Atenção: É hora de vacinar!

Neste mês, 18 tipos de vacinas estarão disponíveis para menores de 15 anos. União da Vitória prepara o Dia “D” da Campanha


(Reprodução/Internet)

O Ministério da Saúde (MS) lançou nesta quinta-feira, 30, a Campanha Nacional de Multivacinação 2021. A intenção é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Em nota, o MS mencionou que “manter a vacinação de crianças e adolescentes em dia é um compromisso do Governo Federal e os pais e responsáveis têm papel fundamental nessa missão”.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Ferencz, a iniciativa também será compartilhada em União da Vitória.

“Teremos o dia “D” da campanha no município, acompanhando o calendário nacional da campanha, neste caso, agendado para 16 de outubro. Neste dia, todos os postos de saúde estarão com atendimento das 8h às 12h. Nos próximos dias estaremos divulgando a campanha e as recomendações”, diz.

Vale lembrar que a Campanha no País será realizada de 1º a 29 de outubro de 2021. Cerca de 45 mil postos de vacinação estarão abertos para disponibilizar as doses dos 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

As vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha serão as seguintes: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Ainda, estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde desde 1980.

“O objetivo dessa imunização é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e mais do que isso: proteger a vida dessas crianças. As crianças são o futuro do nosso país”, acrescentou o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, durante coletiva de imprensa.


Quais vacinas as crianças devem tomar?

BCG protege contra formas graves de tuberculose; Hepatite B; Hepatite A; Penta/DTP (oferece proteção contra cinco doenças: difteria; tétano; coqueluche; hepatite B; infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenza tipo b); vacina VIP/VOP protege contra a poliomielite — paralisia infantil; Pneumocócica 10-valente; Rotavírus; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral; Tetra Viral; Influenza; HPV é para meninas de 9 a 14 anos — e também para meninos de 12 a 13 anos;

Voltar para matérias